CCT votará instalação de bloqueadores em presídios e PLS que prevê Anatel regulando preços

Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado deve votar na quarta-feira, 20, o PLS 285/2017, que prevê o uso de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a instalação de bloqueadores de celulares nos presídios. O texto original, do senador Lasier Martins (PSD-RS), prevê o uso de recursos do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no entanto, a proposta aprovada substituiu o Fistel pelo Funpen. O argumento do substitutivo apresentado na ocasião pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE) foi de que este fundo, ao contrário do Fistel, possui respaldo legal para assegurar o direcionamento de verbas orçamentárias ao objetivo pretendido.

Na CCT, a matéria é relatada pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), que defende a aprovação da proposta na forma do substitutivo acatado pela CAE. Se aprovado sem receber pedidos para votação em Plenário, o texto segue diretamente para análise da Câmara dos Deputados.

Informações ao consumidor

Notícias relacionadas

Também na pauta da comissão está o PLS 662/2011, que obriga empresas de telefonia, Internet e televisão paga a fornecerem aos consumidores informações mais claras sobre preços. O projeto também é terminativo na comissão.

Da senadora Ângela Portela (PDT-RR), a proposta altera a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/1997) e delega à Anatel a competência de regular preços de serviço de telecomunicações. De acordo com o texto, o objetivo é colocar a agência para classificar e organizar a oferta dos planos e preços dos serviços prestados, de forma a facilitar a compreensão, a comparação e a seleção do produto mais adequado ao perfil de cada usuário.

O relator do projeto na CCT, senador Paulo Rocha (PT-PA), apresentou apenas uma emenda de redação. Segundo ele, o objetivo da proposta é dar ao cliente condições de comparar preços dos diversos planos e produtos oferecidos no mercado.

(Com informações da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!