Huawei diz ter interesse na Nokia e critica Windows Phone

A fabricante chinesa Huawei declarou que está aberta a negociações para comprar a finlandesa Nokia e ajudá-la a se tornar líder do mercado mundial de smartphones. A declaração foi feita pelo presidente do grupo de negócios de consumo da Huawei, Richard Yu, ao Financial Times. "Estamos considerando estes tipos de aquisições, talvez a combinação tenha algumas sinergias, mas depende da vontade da Nokia. Estamos com a mente aberta", disse.

Notícias relacionadas
O executivo criticou ainda a plataforma de telefonia Windows Phone, da Microsoft, usada tanto pela Nokia quanto pela própria Huawei, declarando achá-la "fraca". "Se o Windows Phone [será] um sucesso é difícil dizer – tem uma quota de mercado muito pequena. [Windows Phones] são fracos, mas ainda necessitam de uma taxa de licença. Isso não é bom. O Android é livre", explica Yu. Atualmente, a maioria dos smartphones da fabricante chinesa opera com o sistema operacional do Google.

A chinesa se tornou a terceira maior fabricante de smartphones, em termos de volume, atrás apenas da Samsung e da Apple, e o objetivo da companhia, segundo Yu, é vender entre 55 milhões e 60 milhões de celulares neste ano, superando as fabricantes líderes no mercado. Contudo, a lentidão do crescimento da empresa se dá por uma escassez de suprimentos de componentes, afirma o executivo.

ATUALIZAÇÃO: De acordo com o serviço de notícias Bloomberg, fontes próximas à Huawei negaram que haja qualquer negociação em curso para compra da Nokia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!