Dish desiste de comprar a Sprint Nextel

No último dia do prazo estipulado, a Dish Network emitiu um comunicado ao mercado nesta terça, 18, desistindo oficialmente da oferta de fusão com a Sprint Nextel. A operadora de TV por satélite norte-americana afirmou que ainda vê valor estratégico na proposta de fusão com a tele, mas afirma que "as decisões feitas pela Sprint de encerrar prematuramente nosso devido processo de diligência e aceitar uma oferta extrema de proteção em seu acordo revisado com a  SoftBank, além de outras coisas, tornou impraticável para a Dish submeter uma oferta revisada no deadline imposto".

Notícias relacionadas
A oferta da japonesa SoftBank foi de US$ 21,6 bilhões, o que levou o board da Sprint a encerrar as negociações com a Dish, apesar de a operadora de DTH ter oferecido mais (US$ 25,5 bilhões). A proposta do banco japonês ainda precisará ser aprovada em assembleia de acionistas da tele norte-americana, prevista para o dia 25 de junho. 

Assim, a Dish afirma que irá "considerar as opções a respeito da Sprint". Isso pode permitir à empresa concentrar, por exemplo, esforços no Brasil. A companhia já assegurou o reposicionamento de seu satélite para cobrir o território brasileiro, e já estaria retomando o diálogo com possíveis parceiros no País, apesar de nada oficial ter sido comunicado até o momento.  

Mais brigas

Enquanto isso não acontece, a Dish afirmou em comunicado que vai concentrar esforços em completar a "tender offer" (oferta pública que pede aos acionistas que suavizem as vendas de papeis por um preço específico durante certo intervalo de tempo) pela operadora norte-americana Clearwire. A operadora de DTH anunciou na semana passada a intenção de estender o prazo prévio da oferta pela empresa, que deveria ser encerrado no dia 28 de junho, para o dia 2 de julho.

A movimentação, por sinal, levou a Sprint a entrar com uma ação para impedir a consumação da tender offer da Dish pela Clearwire, alegando que viola os acordos de equity e de compra e direitos de acionistas. A Sprint diz que "investiu bilhões de dólares em dinheiro e ativos para formar a Clearwire". A operadora ainda pediu compensação financeira e declaração de recuo.

A Dish publicou nota nesta terça afirmando que a ação é "uma tentativa transparente de divergir atenção da falha da Sprint em lidar honestamente com os acionistas da Clearwire; assim como explorar a posição majoritária para bloquear os acionistas da Clearwire em receber um preço justo pelos papéis". A Dish ainda afirmou que ainda mantém uma oferta superior, unanimemente reconhecida pelo board da tele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!