Tribunal europeu pronuncia-se em julho sobre golden share do Estado na PT

O Tribunal de Justiça da União Europeia, pronuncia-se dia 08 de julho sobre a legalidade da golden share do Estado na Portugal Telecom (PT), disse uma fonte da instituição à agência Lusa.
A Comissão Europeia levou o caso a tribunal em 31 de janeiro de 2008, alegando que "os direitos especiais detidos pelo Estado Português na PT desincentivam os investimentos de outros Estados-membros, violando as regras do Tratado Comunidades Europeias.
O estado português defendeu, na época, que os direitos especiais se regem pelo direito privado e são justificados e compatíveis com o tratado. Portugal argumentou ainda que os direitos especiais são aplicados de modo não discriminatório e com base em motivos de segurança e de ordem pública, assim como outros imperativos de interesse geral.

Notícias relacionadas
Análise
Alguns analistam acreditam que a queda da golden share pode deixar a Telefónica em uma incômoda situação se sua proposta de compra da Vivo não for aceita. Isso porque se a golden share cair, diminuem-se as barreiras para que a PT seja adquirida por quem quer que seja, inclusive, por alguma das empresas do mexicano Carlos Slim. Caso isso aconteça a Telefónica poderia dividir o controle da Vivo com os mexicanos e a integração com a Vivo, aí sim, iria por água abaixo. Cabe lembrar que o estatuto social da PT limita a participação de cada acionista em 10%. Se a compra da participação da PT na Vivo, que será decidida em assembleia marcada para o dia 30 de junho for aprovada, a Telefónica não seria influenciada pela queda da golden sahre já que deixaria de ser sócia da Portugal Telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!