Racismo no reconhecimento facial preocupa comissão da regulação de IA no Senado

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Nesta quarta-feira, 18, a relatora da comissão de juristas que vai elaborar proposta de regulamentação da inteligência artificial no Brasil, a advogada Laura Schertel, apresentou um balanço dos debates que reuniram cerca de 160 especialistas em quatro reuniões de audiências públicas que aconteceram nos meses de abril e maio. O banimento do uso do reconhecimento facial na área de segurança pública foi um dos pontos mais tratados pelos especialistas durante as audiências públicas promovidas pela comissão.

Schertel destacou a reprodução do racismo nessas aplicações de reconhecimento facial. Segundo ela, especialistas abordaram o risco de uma "discriminação algoritima" no uso dessas ferramentas na identificação de suspeitos por crimes. A jurista relatou que alguns dos participantes falaram ainda em "correção dos vieses" dos algoritmos.

"Ao reconhecermos o racismo estrutural, não podemos aceitar que técnicas simplesmente reproduzam, codifiquem e consolidem para o futuro essa discriminação pretérita e atual da sociedade. A solução é a abertura para um futuro diferente, mais igualitário e não a reprodução de estruturas discriminatórias e racistas", disse a pesquisadora, que também é professora da Universidade de Brasília.

Notícias relacionadas

Proteção de crianças

Entre outras questões debatidas nas audiências, a relatora destacou a preocupação com as crianças, a exclusão da responsabilidade civil da regulação e a mineração de dados para fins de pesquisa. Segundo ela, há um consenso sobre a necessidade de regulação desses temas não apenas na forma de princípios gerais, mas por meio de "procedimentos e normas concretas".

"De modo geral vimos em todos os dias das audiências a necessidade de irmos além dos projetos atuais de forma a trazer maior concretude na aplicação de direitos normas e obrigações. A complexidade do fenômeno exige uma combinação de instrumentos regulatórios respeitando a diversidade de aplicações de riscos", destacou a relatora da Comissão.

Na ocasião, o senador Eduardo Gomes (PL-TO) afirmou que o texto da comissão de juristas vai auxiliar o Senado na aprovação de um projeto que garanta a liberdade do cidadão. "Essa comissão tem trabalhado para apresentar uma proposição, um substitutivo geral sobre essas matérias que tramitam sobre esse tema muito importante. Precisamos propor uma legislação simples e objetiva que mantenha a liberdade do cidadão", disse o senador após a reunião. 

Os projetos

Antes da criação da Comissão, senadores já analisavam projetos de lei que tratam do tema. No ato de criação do colegiado, são citados o PL 5.051/2019, de Styvenson Valentim (Podemos-RN), que define princípios para uso da inteligência artificial no Brasil; o PL 872/2021, de Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que disciplina o uso desse tipo de recurso no país; e o PL 21/2020, do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), que regulamenta o uso da inteligência artificial e está em análise no Senado. (Com informações da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!