TIM Live atualiza portfólio de fibra com até 600 Mbps e diferencial no upload

A TIM anunciou nesta terça-feira, 18, renovação do portfólio da banda larga fixa por meio de fibra óptica, a TIM Live, em todas as 33 cidades já atendidas. Além de oferecer duas novas velocidades – de 500 e 600 Mbps -, a operadora inclui no preço do pacote serviços de streaming do Paramount+ e do Netflix. Além disso, a empresa aposta no diferencial competitivo de upload, ainda que não seja simétrico. 

Em entrevista ao TELETIME, o diretor de soluções residenciais da TIM, Denis Ferreira, destacou que os novos produtos visam atender à maior demanda por dados, e que isso já estava planejado. Por isso, não foi uma resposta às recentes iniciativas da Oi, também com FTTH, e da Claro, com cabo. 

"É independente do movimento da concorrência, é uma motivação estratégica, posicionamento nosso, de reafirmar o posicionamento em duas linhas: na ultra velocidade, com download de 500 e 600 Mbps, além de upload de 250 Mbps, o melhor do mercado; e de ser cada vez mais relevante no mundo de gaming e streaming", destacou Ferreira. As novas ofertas são o triplo da velocidade anunciada no portfólio há pouco mais de um ano.

Notícias relacionadas

Para chegar a essa velocidade, a TIM continua utilizando a tecnologia GPON, mas o diretor de soluções residenciais avisa que a empresa já está analisando empregar o XGS-PON, que permite alcançar velocidades de até 10 Gbps, com taxa simétrica de upload. Ferreira reitera que a empresa procura oferecer a velocidade com "garantia de entrega".

Ofertas

Os novos pacotes contam com valores promocionais. A oferta de 600 Mbps sai por R$ 179,60, já incluindo o Paramount+ e o Netflix e considerando o valor no débito automático. Já no caso do 500 Mbps, o cliente paga o valor da velocidade de 300 Mbps por um ano, com 10% de desconto no débito automático, saindo por R$ 139,50/mês.

Com essa expansão na velocidade, a operadora também estuda a inclusão de roteadores WiFi 6E. Porém, considera que os produtos atualmente utilizados, nas faixas de 2,4 GHz e 5 GHz, já atendem à maioria das necessidades dos usuários. Para os que pretendem ter mais potência, há a opção de comprar com descontos na TIM Tech Store equipamentos mais avançados, como de rede Mesh, além de outros dispositivos como Google Chromecast, Apple TV 4K, câmera de segurança e acessórios para games. 

Infraestrutura

A área de banda larga fixa registra desempenho positivo nas receitas, mesmo durante a piora da crise da covid-19 no primeiro trimestre. Mas a companhia tem um desafio: ampliar a cobertura, especialmente última milha. Denis Ferreira lembra que a TIM fez o carv-out, ou seja, a separação industrial, de sua operação de fibra para formar a FiberCo. A empresa anunciou recentemente que a IHS ingressará como parceira, mas que o foco da nova companhia será em ampliar a cobertura da última milha, especialmente em FTTH. "O deal é exatamente para buscar aceleração ainda maior na capacidade de expandir a cobertura de fibra. Esse é o grande veículo para a gente continuar acelerando."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!