Registros de reclamações sobre serviços de telecom caem 24,9% em abril

Foto: Pixabay

O número de reclamações de usuários dos serviços de telecomunicações caiu 24,9% em abril de 2021 na comparação com abril do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A informação foi divulgada pela Conexis Brasil, entidade que representa as grandes operadoras de telecomunicações nesta terça-feira, 18.

Segundo a entidade, todos os principais serviços de telecomunicações apresentaram redução nos últimos 12 meses. A maior queda ocorreu no serviço de TV por assinatura, cujo índice caiu 45,3%, de 26.553 para 14.536. No serviço de internet banda larga fixa as reclamações caíram de 74.217 para 50.937, uma queda de 31,4%, e na telefonia móvel as reclamações caíram 24,4% em abril em relação a abril do ano passado, passando de 122.829 para 92.839.

A redução foi registrada mesmo com a manutenção do alto consumo de serviços de telecomunicações neste ano, em razão da continuidade da pandemia da Covid-19, impulsionado pelo teletrabalho, aulas e negócios on-line, entre outras atividades à distância, aponta a Conexis.

Notícias relacionadas

Menos queixas

Os dados da agência divulgados pela Conexis mostram que em abril de 2020 foram registradas 260.239 reclamações, já em abril deste ano esse número caiu para 195.373, uma queda de 64.866 queixas em números absolutos.

"Os números mostram que os esforços das prestadoras, com mais investimentos e com medidas de autorregulação, estão fazendo efeito para melhorar a qualidade do serviço e a percepção do cliente", afirmou o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

A entidade chama a atenção que qualquer análise precisa dos dados sobre reclamações deve sempre adotar o critério da proporcionalidade sobre o universo total de clientes. "O setor tem no Brasil cerca de 320 milhões de acessos, entre os serviços de internet, telefonia fixa e móvel e TV por assinatura", esclarece a entidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!