American Tower atualiza rede neutra para permitir Internet de até 10 Gbps

Foto: Pixabay

Para atender a demanda por mais dados de usuários corporativos e residenciais, a companhia de infraestrutura American Tower implantou com a Nokia a tecnologia XGS-PON em toda a sua rede neutra. Com isso, a empresa afirma que provedores que contratarem o uso dessa rede poderão comercializar serviços de Internet banda larga de até 10 Gbps na fibra até a residência (FTTH). 

Conforme explica a American Tower em comunicado nesta terça-feira, 18, o desenvolvimento e implantação da tecnologia contou com a fornecedora finlandesa, primeiramente em testes em laboratório. Agora, o XGS-PON está aplicado em todas as cidades que contam com a operação de rede neutra da empresa. Isso foi possível sem a necessidade de trocar equipamentos ou investimentos na rede óptica, já que a infraestrutura já foi planejada para evoluções tecnológicas.

A expectativa do vice-presidente de fibra e novos negócios na American Tower no Brasil, Abel Camargo, é que os provedores que utilizam a infraestrutura possam vender FTTH até 10 Gbps. "Tendências mundiais indicam que a necessidade de redes com essa capacidade irá se intensificar nos próximos dois a três anos e partindo dessa premissa estamos com certeza preparando a rede para este futuro", complementa Camargo. 

Notícias relacionadas

O XGS-PON é uma evolução do padrão GPON, que já permite velocidades de 1 Gbps, como está sendo feito pela Oi (e que também tem nos planos evoluir para a nova tecnologia). Conforme a American Tower ressalta, com esse padrão atualizado é possível oferecer velocidades de download e upload simétricos.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!