Usuários de telecom mostram-se satisfeitos, mas combos ainda são pouco comuns, diz pesquisa

Os usuários de telecomunicações estão satisfeitos com seus serviços? Segundo uma pesquisa global conduzida pela Amdocs, companhia que desenvolve soluções e sistemas de TI sobretudo para empresas de telecomunicações, sim. A pesquisa realizada com quase 5 mil usuários em todo o mundo mostra que na América Latina 57% dos usuários se dizem muito satisfeitos e 18% se dizem satisfeitos com os serviços. Outros 25%, contudo, se dizem insatisfeitos. Trata-se do maior nível de insatisfação entre os mercados pesquisados pela Amdocs.

Notícias relacionadas
Esse não foi, contudo, o único achado da pesquisa. A maior parte das dos consumidores de telecomunicações na América Latina, incluindo o Brasil, ainda está restrito a apenas um serviço, prestado pela mesma operadora. E o que chama a atenção é o ainda baixíssimo nível de contratação de três ou mais serviços combinados e a baixa penetração dos combos. Esse é outro dado da pesquisa que a Amdocs anuncia esta semana, paralelamente à realização de LATAM Business Summit, que acontece esta semana no México.

Segundo a pesquisa, 69% dos entrevistados na América Latina ainda têm apenas um serviço contratado, provido, obviamente, pela mesma operadora, ou não têm serviço nenhum contratado. Entre aqueles que contratam dois serviços de telecomunicações (29%), quase todos (27%) contratam da mesma operadora. Mas quando se parte para a análise do mercado de triple-play ou 4-play (três ou mais serviços), o que se vê, segundo a pesquisa da Amdocs, é uma pulverização da quantidade de prestadores. Segundo a pesquisa, na América Latina 47% dos entrevistados disseram contratar três serviços diferentes de telecomunicações. Mas apenas 3% deles o fazem usando a mesma operadora, segundo a pesquisa da Amdocs. O consumo de quatro serviços de telecomunicações é a prática de 23% dos entrevistados, mas apenas 1% diz ter todos os serviços do mesmo provedor. Ou seja, o consumidor de serviços de telecomunicações ainda lida com vários provedores de serviço.

A pesquisa mostra que esse grau de competição e de convívio com múltiplos operadores faz com que eles sejam mais sujeitos a mudarem de provedor, ainda que no geral manifestem satisfação com os serviços. De fato, mostra a pesquisa, 56% dos usuários estão com a atual operadora há menos de um ano, ainda que 59% digam que recomendem a respectiva operadora. Os motivos que fazem com que uma operadora seja recomendada, segundo a pesquisa, são qualidade de atendimento (92%), preços (64%), qualidade da conexão e cobertura de Internet (58%) e reconhecimento de marca (56%).

A pesquisa mostra que, de uma maneira geral, conectividade e cobertura é hoje um dos fatores que mais mobilizam os usuários da América Latina. Se globalmente 55% dos pesquisados dizem valorizar a cobertura e a velocidade das transmissões de dados, o número sobe para 62% na América Latina.

Entre os usuários da América Latina pesquisados, 82% buscam redes Wi-Fi como forma de melhorar sua cobertura de dados. A pesquisa também mostra que o Wi-Fi é a conexão preferencial para serviços de vídeo em dispositivos móveis, e que em serviços de VoIP existe hoje praticamente um empate entre o uso das redes de dados e redes Wi-Fi (52% e 48%, respectivamente).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.