As prestadoras de serviços de telecomunicações já conectaram mais de 88 mil escolas públicas. Desse total, 66 mil estão na área urbana dos municípios e são atendidas no âmbito do Programa Banda Larga nas Escolas, com infraestrutura de banda larga fixa das concessionárias de telefonia. Outras 18 mil escolas estão na área rural e recebem conexão à Internet em sua grande maioria pelas redes de dados móveis 3G.
Segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o Programa Banda Larga nas Escolas começou a ser implantado em 2008 e tinha inicialmente uma meta de conectar 55 mil instituições de ensino. Esse total, no entanto, foi progressivamente ampliado para alcançar novas escolas públicas de ensino, identificadas pelo censo escolar, que passaram a integrar as áreas urbanas dos municípios. Entre essas instituições de ensino estão escolas municipais, estaduais e federais.
O Programa Banda Larga nas Escolas é um projeto assumido pelas prestadoras por ocasião da troca de metas contratuais de universalização dos serviços. As metas iniciais, que previam a instalação de Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) – com orelhões e computadores para acesso discado à Internet –, foram trocadas pela obrigação de levar infraestrutura de redes em banda larga (backhaul) a todos os municípios brasileiros, o que foi inteiramente cumprido em dezembro de 2010. Já o atendimento às escolas rurais faz parte dos compromissos assumidos no leilão de frequências do 4G.