Operadoras usam parceria com banco para rentabilizar base pré-paga

Um dos principais desafios das operadoras de telefonia celular no Brasil são os baixos índices de receita média por usuário (ARPU) dos serviços pré-pagos,muito menores que os do serviço pós-pagos. Diante disso, as teles tem buscado formas de rentabilizar ao máximo essa base de usuários, que também apresentam maiores taxas de churn (desligamento) e menor adesão a novos produtos. A mais nova estratégia, divulgada nesta terça-feira, 18, é uma parceria e pegou o mercado de surpresa, pois foi anunciada em um mesmo dia, mas de forma separada, pela Vivo, Claro, TIM e Oi. Nos quatro casos, a parceria envolve o Bradesco.
Trata-se de um produto bancário que converte 100% do valor das taxas bancárias em bônus para a base cadastrada de aparelhos pré-pagos, cujos valores são utilizados em minutos para ligações ou torpedos e serviços de dados. Ou seja, o cliente pré-pago da Vivo, Claro, TIM e Oi que abrir uma conta específica no Bradesco, chamada Conta Bônus Celular, cujas taxas mensais são de R$ 11 e R$ 16, terá a sua disposição os mesmos valores em créditos no seu aparelho móvel. O usuário é avisado via SMS, quatro dias úteis após o débito automático em sua conta corrente, que os bônus estão disponíveis em seu celular.
Pulo do gato

Notícias relacionadas
Apesar de parecer, à primeira vista, que o banco está subsidiando os serviços pré-pagos das operadoras, não é bem isso o que acontece. "Há uma transação aí no meio que não podemos revelar", diz Hugo Janeba, vice-presidente de Marketing e Inovação da Vivo. No entanto, a diretoria de Serviços Adicionados da Claro, Fiamma Zarife, dá algumas pistas. "Houve toda uma negociação, não cobramos do Bradesco o valor normal do minuto", diz a executiva, sem revelar mais detalhes.
Na prática, há uma troca vantajosa para o banco e para a tele. Para o banco, além de conquistar novos clientes, há o ganho em cima do preço do minuto negociado com as operadoras. Já a operadora rentabiliza sua rede com novas receitas e aumenta seu ARPU mensal médio.
Escolha certa
Não por coincidência o Bradesco foi o escolhido pelas quatro maiores operadoras do País. Trata-se de um banco de forte apelo popular, com 21,2 milhões de correntistas, sendo 80% das classes C, D e E, justamente o maior contingente dos usuários de serviços pré-pagos. E com uma capilaridade de quase 39 mil pontos de atendimento espalhados pelo País. Para o Bradesco também é uma parceria interessante, do ponto de vista dos números. Cândido Leonelli, diretor executivo do banco, explica: "Há atualmente cerca de 180 milhões de celulares no país. No entanto, menos de 100 milhões de brasileiros fazem parte da população economicamente ativa. Há um grande potencial de novos clientes a conquistar", diz o executivo, que, mesmo diante do lucro obtido no serviço, fez questão de ressaltar que o principal motivo dessas parcerias é a inclusão bancária. "Há um problema sobretudo cultural para a inclusão bancária no nosso País e estamos oferecendo uma conta gratuita, uma vez que 100% do que for cobrado do cliente será devolvido a ele em forma de créditos para o celular", acrescenta.
Todas juntas
O que também chamou a atenção nas parcerias foi o fato de as quatro operadoras terem divulgado no mesmo dia. A Vivo foi a primeira, por meio de uma coletiva de imprensa no período da manhã, em São Paulo. Poucas horas depois, foi a vez da Claro informar idêntica parceria aos jornalistas, só que por meio de press-release. Segundo Fiamma Zarife, isso aconteceu na mesma data por acaso. "Cair no mesmo dia foi pura coincidência. Já estávamos trabalhando nesse projeto há algum tempo e com a meta de divulgá-lo em abril ou maio", explica. Vale lembrar que a Conta Bônus Celular do Bradesco já está disponível para clientes da Vivo. Já para os assinantes da Claro, só em junho, segundo a executiva, que garante também que a operadora estenderá a parceria com o Bradesco e terá alguns diferenciais em relação à concorrência. "Divulgaremos já na próxima semana, mas posso adiantar que serão referentes a mobile payment", revela.
Procurada por este noticiário, a TIM e a Oi anunciaram que estão desenvolvendo oferta semelhante com o Bradesco e que pretendem lançá-la em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!