MMDS morre sem banda larga, diz João Rezende

O conselheiro da Anatel João Rezende reconheceu que, sem banda larga, as empresas de MMDS, que operam na faixa de 2,5 GHz, não têm futuro. Apesar de manifestar esta opinião, o conselheiro foi lacônico em relação à nova destinação da faixa, tema que ainda tramita na Anatel. "Este processo continua perambulando pela agência, mas não sei como vai voltar e não sei como vai sair", disse ele. Rezende foi quem propôs que as operadoras de MMDS e para os serviços de banda larga por WiMax ficassem com apenas 50 MHz to total de 190 MHz que dispõem hoje, enquanto as áreas técnicas sugeriam 110 MHz.
A Anatel pôs em consulta pública a proposta para que ficassem destinados às tecnologias FDD dois blocos de 70 MHz – ideal para uso do LTE. Essa proposta, entretanto, está sendo analisada pela área técnica da agência à luz dos comentários à consulta, e o regulamento final poderá não ser aprovado desta forma.
O conselheiro criticou divisão interna da agência, em que cada serviço é tratado em uma superintendência. "Com a agência fatiada por serviços, as pessoas tendem a proteger o seu feudo. Mas este é um outro debate que não depende deste conselheiro".

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!