Google oferece US$ 68 mi por empresa de telefonia via internet

O Google anunciou nesta terça-feira, 18, a compra da Global IP Solutions, empresa norueguesa de telefonia via internet (VoIP) e vídeo on-line, por US$ 68,2 milhões. De acordo com observadores do mercado, a aquisição vai permitir uma concorrência mais direta do site de busca com o Skype e operadoras tradicionais de telecomunicações. O acordo também dá ao Google uma tecnologia própria para disputar com os serviços de mensagens instantâneas rivais, como o Yahoo, AOL e Baidu.
Em comunicado, o Google informou que a cifra representa um prêmio de 27,5% sobre o preço de fechamento da ação da companhia na Bolsa de Oslo, na Noruega, no dia 14 de maio, data anterior a conclusão do acordo. O valor significa ainda um prêmio de 54,6% em relação ao preço médio das ações da empresa norueguesa nos últimos três meses.
A conclusão do negócio está sujeita a aprovação dos detentores de ao menos 90% das ações da Global IP Solutions. Segundo o Google, o negócio não necessita do sinal verde de órgãos reguladores. A empresa disse ainda que caso a oferta não satisfaça os acionistas ou estes renunciem a ela até o dia 31 de agosto, a proposta será anulada.

Notícias relacionadas
Um documento de oferta de compra das ações começará a ser distribuído aos acionistas no dia 20 deste mês. A proposta foi recomendada pelo conselho de administração da Global IP Solutions e, segundo o Google, alguns acionistas, incluindo a Kistefos AS e Venture Capital Kistefos, que detêm cerca de 50% das ações da empresa, se mostraram propensos a aceitar a proposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!