Seis empresas do segmento das indústrias de recepção de TV por satélite acabam de se filiar à ABRASAT. São elas: Bedinsat, Century, Elsys, Intelbras, Visiontec e Vivensis. São empresas brasileiras, a maioria atuando há mais de 30 anos no país, fabricantes do kit de TV mini parabólica com sinal digital – formado por antena off set, amplificador/LNBf e receptor de sinais SATHD, necessário para a migração da recepção da TV aberta por satélite da banda C para a banda Ku, com sinal digital de qualidade. Essa transferência vem ocorrendo como parte do processo de limpeza da faixa de 3,5 GHz, ocasionado com o leilão do 5G que destinou a faixa para serviços móveis.
Na ABRASAT, os novos filiados formarão um grupo de trabalho dedicado, com foco nesta migração – e demais temas dela decorrentes. A migração tem sido operacionalizada pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixas – EAF), além do acompanhamento do Ministério das Comunicações (MCom) e Anatel, com a coordenação do GAISPI.
Os usuários de TV aberta via satélite que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal têm disponibilizados o equipamento e sua instalação sem custos. Para a população não beneficiada por programas sociais, a troca deve ser feita com recursos próprios. Os fabricantes dos kits de recepção fornecem seus equipamentos para ambos os públicos.