Um mês após o desligamento do sinal analógico da TV aberta, 94% dos domicílios do município goiano de Rio Verde já recebem as transmissões digitais, um ponto percentual acima da meta estabelecida pelo governo para autorizar o switch-off. O número é da mais recente pesquisa do Ibope na cidade, realizada entre os dias 2 e 5 deste mês. O resultado representa uma adição de nove pontos percentuais ao índice obtido no início de março, de 85% dos lares digitalizados.
A pesquisa também indica a opinião dos moradores de Rio Verde sobre o switch-off. Para 63% o desligamento foi bom, enquanto apenas 13% consideraram ruim. Outros 22% ficaram neutros. O ponto considerado mais positivo foi a qualidade da imagem, apontado por 82% dos entrevistados que aprovaram o desligamento. Para 30% dos que consideraram negativa a medida, a maior falha foi a perda do sinal.
O levantamento também indicou o motivo que levou os moradores do município goiano a demorarem em adaptar suas TVs. Entre eles, foram apontados a falta de dinheiro (21%), incerteza sobre o desligamento do sinal analógico (19%) e desleixo (8%).
O switch-off de Rio Verde foi no dia 1° de março, após decisão do governo em autorizar o desligamento do sinal analógico antes de atingir a meta de 93% dos lares digitalizados. A experiência no município goiano está servindo de base para os preparativos para o desligamento em Brasília e nove cidades do entorno, marcado para o dia 26 de outubro.
Os números da pesquisa do Ibope ainda serão analisados pelo Gired – grupo de implantação da digitalização – em reunião marcada para o final deste mês. Nesse encontro também serão decididas as perguntas da pesquisa que será aplicada na capital federal.