CPqD avança na autenticação biométrica para dispositivos Android

O aplicativo de autenticação biométrica multimodal (face e voz) e iconográfica para dispositivos Android em desenvolvimento pelo CPqD está mais próximo de virar realidade. O instituto de pesquisa anunciou nesta quinta, 18, a conclusão de mais uma fase do desenvolvimento do app, com a integração da tecnologia de autenticação biométrica multimodal de voz e face e iconográfica ao protótipo de aplicativo Box Seguro Biomodal para acesso controlado a serviços a partir de celulares com OS do Google. A ideia é criar um ambiente seguro para acesso a serviços e informações por meio de dispositivos móveis, sem a necessidade de memorização de senhas. O protótipo provê segurança das transações e dos dados dos usuários de dispositivos móveis, como fotos, vídeos, documentos de texto e planilhas.

Para o pesquisador Emílio Nakamura, coordenador do projeto pelo CPqD, "a iconografia é uma alternativa relevante para as senhas alfanuméricas, uma vez que é sustentada pelo uso de ícones, em vez de teclados virtuais, e pelas estratégias mnemônicas que ajudam no processo de memorização e usabilidade".

O reconhecimento da face e da voz do locutor utilizará a câmera e o microfone do dispositivo móvel e para aumentar a eficiência dos mecanismos, o CPqD está desenvolvendo uma base de dados biométricos com brasileiros, que é utilizada nos algoritmos biométricos. No futuro próximo, essas tecnologias de segurança também poderão ser usadas em outras aplicações como validação de acesso físico, autenticação automática em serviços de telecomunicações e até mesmo em meios de pagamento.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2010 com o apoio de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) e a previsão é de que seja concluído no fim de 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.