CEO da Nokia prevê receber 500 milhões de euros em licenças de patentes em 2013

O CEO da Nokia, Stephen Elop, prevê um faturamento de 500 milhões de euros apenas com licenças de patentes neste ano. A afirmação foi feita durante a apresentação do balanço financeiro da companhia do primeiro trimestre, no qual obteve queda de 20% na receita em relação ao mesmo período do ano passado, saindo de 7,35 bilhões de euros para 5,85 bilhões de euros neste ano. O prejuízo trimestral, contudo, despencou 78% na mesma comparação, de 1,57 bilhão de euros para 339 milhões de euros.

Notícias relacionadas
Em meio à tentativa de sobreviver no mercado de celulares, a Nokia vê nas suas patentes uma boa fonte de receita. Ela detém 10 mil famílias de patentes, as quais são licenciadas para mais de 40 empresas. Entre elas estão Apple e BlackBerry. Já com fabricantes como HTC, a Nokia possui litígios judiciais abertos que podem lhe render alguns milhões de euros como multa por quebra de propriedade intelectual.

"Não posso comentar sobre fabricantes específicos, mas quando há uma mudança significativa em participação de mercado das fabricantes, há uma tendência de aproveitar grandes oportunidades. Estamos vendo do que podemos tirar vantagem, e eu estarei observando esse cenário de perto", explicou Elop ao TechCrunch.

As ações da Nokia não responderam bem ao balanço e às afirmações do CEO. Elas operaram por volta das 12h40 (horário de Brasília) em queda de mais de 11% na bolsa eletrônica Nasdaq, precificadas a US$ 3,18 cada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!