Cinco fabricantes são aprovados nos testes da Oi em LTE

A Oi realizou com sucesso testes com a tecnologia LTE em cinco cidades do estado do Rio de Janeiro, em cada uma com equipamentos de um fabricante diferente. O trial ocorreu em Cabo Frio (Alcatel-Lucent); Araruama (Huawei); Teresópolis (Ericsson); Itaguaí (Nokia Siemens); e Macaé (ZTE). Todos os cinco fabricantes obtiveram resultados satisfatórios, segundo uma fonte da operadora, principalmente no que diz respeito ao alcance do sinal e velocidade. Houve apenas um caso excepcional de um fabricante cujo sinal alcançou 4 Km mantendo-se uma velocidade de 8 Mbps na borda, mas seu nome não foi revelado. Fora isso, de maneira geral, os resultados foram bem similares, garante a fonte, o que leva a crer que o diferencial na hora de escolher os fornecedores acabará sendo o preço e o relacionamento com a empresa.

Notícias relacionadas
Os testes envolveram mais de cem profissionais e consistiram em três etapas. A primeira foi de compliance, incluindo testes de latência, medições do throughput (taxa de transferência) para usuário único e capacidade da célula (número de usuários conectados a um site). A segunda etapa foi de testes especiais, principalmente de compartilhamento de RAN (Radio Access Network). Por fim, a terceira etapa envolveu avaliações em ambientes outdoor. Os testes também analisaram a performance do IMS e da transmissão, dentre outros parâmetros. Trabalhou-se com a frequência de 2,6 GHz, que será leiloada em junho pela Anatel. 

De acordo com a fonte, o maior desafio técnico para a instalação do LTE permanece sendo o backhaul, pois os sites demandam uma capacidade de transporte da ordem de 200 Mbps, o que é até dez vezes mais que nos sistemas 3G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!