Publicidade
Início Teletime Petrópolis instala rede Canopy da Motorola

Petrópolis instala rede Canopy da Motorola

A prefeitura de Petrópolis (RJ) instalou recentemente uma rede sem fio com a tecnologia Canopy da Motorola para interconectar 12 órgãos públicos e oferecer acesso à internet de graça para a população em cinco praças da cidade. Nessa primeira fase, orçada em US$ 55 mil, foi instalada uma única ERB (estação radiobase) de 360 graus, ponto-multiponto, transmitindo na freqüência não licenciada de 5,8 GHz. Essa antena está conectada à nuvem internet através do backbone do Proderj. Nas praças foram instalados equipamentos que recebem o sinal da antena e o distribuem via Wi-Fi aberto para a população.
Uma segunda fase do projeto deve ser iniciada em maio incluindo, entre outras áreas, a rodoviária de Petrópolis. ¿Dentro de seis a oito meses, quando a rede estiver mais madura, ela deve estar preparada para atender a até 2,5 mil usuários¿, disse o gerente de desenvolvimento de canais da Motorola, Joeval Martins.

Modelo

Notícias relacionadas

A Motorola já forneceu equipamentos para projetos de cidades digitais em 78 municípios brasileiros. Martins calcula que cerca de 500 cidades no País têm hoje algum projeto municipal de inclusão digital e governo eletrônico. ¿É pouco, se levarmos em conta o potencial desse mercado. Há mais de 5 mil municípios no Brasil¿, comenta o executivo. Ele lembra, contudo, que a maior dificuldade das prefeituras é garantir a sustentabilidade dos projetos a longo prazo. O ideal é, em uma primeira fase, gerar economia para o governo através do uso de VoIP, por exemplo. E só depois oferecer acesso gratuito à população. ¿Nesse sentido, Petrópolis queimou etapas¿, reconhece Martins. Outra idéia sugerida pelo executivo é de que os municípios condicionem o acesso à rede ao pagamento de impostos. Só conseguiria acessar a rede, por exemplo, o cidadão que estiver com o IPTU em dia, sugere Martins.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile