A Alcatel Celulares vai cancelar o contrato de Original Equipment Manufacturer (OEM) para a fabricação de aparelhos com a Flextronics. De acordo com Eduardo Chacon, responsável pelas operações da empresa no País, a Alcatel Celulares está procurando outro parceiro porque ¿a operação não está redonda¿. Sem revelar detalhes, Chacon limita-se a informar que há problemas de logística e customização. O nome da outra empresa não pode ser revelado porque o contrato ainda não está fechado, mas o executivo acredita que a troca de parceiro deve acontecer no terceiro trimestre ou no máximo no quarto. A Flextronics preferiu não comentar o assunto.
Mercado
Depois de um começo um tanto turbulento com atraso para o início da entrada no mercado (a operação começou em abril do ano passado, mas a previsão era para fevereiro), a Alcatel Celulares está otimista quanto ao volume de negócios para este ano. No ano passado a empresa vendeu 300 mil aparelhos; para este ano a expectativa é de ¿pelo menos¿ dobrar a produção podendo até chegar à marca de 1 milhão de unidades vendidas. A Alcatel Celulares está se dedicando ao mercado de aparelhos de média gama com preço entre R$ 149 e R$ 199. Chacon explica que os produtos têm sempre um dos principais recursos do mercado como rádio FM, câmera ou MP3 Player. Para 2009 a empresa planeja entrar no mercado de 3G e também produzir aparelhos que recebam o sinal para dispositivos móveis da TV digital.
Hoje a empresa tem apenas um modelo de aparelho disponível, mas pretende lançar mais dois novos modelos no terceiro trimestre, e um no quarto. Alcatel Celulares é o nome fantasia da T&A Mobile Phones, uma empresa do grupo chinês TCL, que administra a marca Alcatel em telefones celulares no Brasil.