A TIM realizou um levantamento com quase 85 mil clientes em todo o Brasil para entender como a Inteligência Artificial (IA) está sendo incorporada em suas rotinas. Os resultados mostram que a IA já faz parte do cotidiano da maioria dos consumidores, com 74% dos entrevistados afirmando já ter ouvido falar sobre IA e 53% já tendo utilizado alguma ferramenta.
O levantamento foi realizado por meio da plataforma TIM Ads. 71% dos que usam IA disseram a utilizar com frequência. As ferramentas mais populares são: assistentes virtuais (28%), tradutores automáticos (24%), IA para vídeos e música (22%) e criação de imagens (22%).
No que diz respeito à dinheiro, 31% dos usuários disseram usar ferramentas de IA pagas, enquanto 24% demonstraram interesse, caso os preços sejam acessíveis. A principal preocupação apontada pelos usuários é privacidade e segurança de dados (21%)
Entre as plataformas conhecidas, destacam-se a Alexa (28%), Google Tradutor com IA (26%) e Google Assistant (24%). Já no caso das IAs generativas, o ChatGPT (19%) e Gemini (18%) ganham destaque.
O TIM Ads é uma plataforma para levantamentos rápidos a partir da base de clientes da TIM, que os recompensa com bônus de dados e recarga. Trata-se de uma ferramenta de negócios online, com resultados aferidos em pouco tempo, que pode ser usada por clientes corporativos e organizações sociais para estudo de públicos-alvo, inclusive de maneira georreferenciada, a fim de se pesquisar comportamentos, necessidades, desejos e validade de soluções para a sociedade e o mercado.
Tendo em vista o crescimento da popularidade da IA, e em parceria com o Descomplica, a TIM também agora um curso livre gratuito, o "ChatGPT para Aumentar sua Produtividade", que conta com 180 mil inscrições.