A Surf Telecom, em parceria com a Cruz Vermelha São Paulo (CVSP), distribuiu quase 6 mil chips de celular com serviços gratuitos de telefonia para imigrantes e refugiados no Brasil.
A iniciativa, que faz parte do programa de Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) da CVSP, visa facilitar a reconexão dessas pessoas com seus familiares e redes de apoio. A parceria continua em 2025, com a expectativa de beneficiar mais 2 mil pessoas.
Os chips foram distribuídos desde 2022 em abrigos e serviços de atendimento nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Cotia e Praia Grande. Ao todo, 5.778 atendimentos foram realizados até o fim de 2024. Os serviços de telefonia incluem seis meses de Internet grátis (4 GB), 100 minutos de ligações e WhatsApp ilimitado.
O público-alvo é composto por imigrantes e refugiados, muitos que chegaram ao Brasil há menos de seis meses. A conectividade é vista como um suporte crucial para a reconstrução de um novo futuro para essas pessoas.
Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2024 foram registrados 194.331 novos migrantes e 68.159 novas solicitações de refúgio no Brasil.
"Graças a essa colaboração, o programa de Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) da CVSP tem a possibilidade de oferecer às pessoas migrantes e refugiadas um serviço que provê o que está na essência de nossa atuação: a preservação do contato familiar. Para quem busca um recomeço, a conectividade não é apenas uma ferramenta, mas um suporte crucial para a reconstrução de um novo futuro para suas vidas", defende a Coordenadora de Projetos Sociais da CVSP, responsável pelo RLF da CVSP, Laís Rigatto Cardilo.