Kinéis conclui constelação de satélites para IoT e mira serviços em junho

Foguete Electron (Rocket Lab) realizando missão "High Five" para lançamento de satélites da Kinéis. Imagem: Divulgação

A Kinéis, operadora francesa de satélites para o mercado de Internet das Coisas (IoT), concluiu a implantação da constelação de nanossatélites da empresa. O último lançamento ocorreu às 22h31 (horário de Brasília) desta última segunda-feira, 17.

A missão foi chamada de "High Five". Nela, cinco nanossatélites foram ao espaço a bordo do foguete Electron (Rocket Lab), completando uma formação de 25 artefatos. O lançamento foi realizado a partir de Mahia, na Nova Zelândia. O próximo passo será o lançamento dos serviços, previsto para 1º de junho de 2025.

Esse foi o quinto e último lançamento do projeto da startup. A constelação da Kinéis opera em órbita baixa, a 650 km da Terra. Cada um dos satélites pesa 28 quilos, e são equipados com sistemas de propulsão elétrica alimentados por painéis solares.

Notícias relacionadas

Mercado

A Kinéis começou o projeto em 2019 e, em 2020, já havia garantido contratos para os principais componentes espaciais e terrestres. Foi isso que permitiu o desenvolvimento e o lançamento dos satélites em tempo recorde.

No Brasil, a operadora francesa recebeu autorização da Anatel para operar a rede de satélites em janeiro de 2024. Aqui no mercado nacional, os focos da startup são principalmente os mercados do agronegócio, energia, mineração, óleo e gás – que são setores-chave para o País.

No geral, as aplicações possíveis com os nanossatélites incluem prevenção de desastres naturais, monitoramento de infraestruturas, rastreamento de transportes e logística, e vigilância de atividades marítimas.

A empresa também estabeleceu parcerias comerciais e já realiza testes com clientes, além de contar com subsidiárias nos Estados Unidos e no Brasil. A expectativa da Kinéis é alcançar a lucratividade ainda este ano – superando 20 milhões de euros em receita até 2026 e 100 milhões de euros nos próximos oito anos.

Projeto

Segundo a empresa, a infraestrutura também conta com uma rede de 20 estações terrestres distribuídas de forma estratégica para otimizar a transmissão e o processamento de dados.

Ainda de acordo com a companhia, todo o projeto (incluindo a construção dos satélites) foi desenvolvido em menos de um ano – com o trabalho de 60 funcionários e mais de 200 especialistas baseados na França.

"O sucesso deste quinto lançamento marca a conclusão da implantação da constelação Kinéis, um desafio imenso que superamos brilhantemente. Reconheço a dedicação e o profissionalismo das equipes da Kinéis e de nossos parceiros", disse o diretor de tecnologia da Kinéis, Michel Sarthou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!