A Kinéis, operadora francesa de satélites para o mercado de Internet das Coisas (IoT), concluiu a implantação da constelação de nanossatélites da empresa. O último lançamento ocorreu às 22h31 (horário de Brasília) desta última segunda-feira, 17.
A missão foi chamada de "High Five". Nela, cinco nanossatélites foram ao espaço a bordo do foguete Electron (Rocket Lab), completando uma formação de 25 artefatos. O lançamento foi realizado a partir de Mahia, na Nova Zelândia. O próximo passo será o lançamento dos serviços, previsto para 1º de junho de 2025.
Esse foi o quinto e último lançamento do projeto da startup. A constelação da Kinéis opera em órbita baixa, a 650 km da Terra. Cada um dos satélites pesa 28 quilos, e são equipados com sistemas de propulsão elétrica alimentados por painéis solares.
Mercado
A Kinéis começou o projeto em 2019 e, em 2020, já havia garantido contratos para os principais componentes espaciais e terrestres. Foi isso que permitiu o desenvolvimento e o lançamento dos satélites em tempo recorde.
No Brasil, a operadora francesa recebeu autorização da Anatel para operar a rede de satélites em janeiro de 2024. Aqui no mercado nacional, os focos da startup são principalmente os mercados do agronegócio, energia, mineração, óleo e gás – que são setores-chave para o País.
No geral, as aplicações possíveis com os nanossatélites incluem prevenção de desastres naturais, monitoramento de infraestruturas, rastreamento de transportes e logística, e vigilância de atividades marítimas.
A empresa também estabeleceu parcerias comerciais e já realiza testes com clientes, além de contar com subsidiárias nos Estados Unidos e no Brasil. A expectativa da Kinéis é alcançar a lucratividade ainda este ano – superando 20 milhões de euros em receita até 2026 e 100 milhões de euros nos próximos oito anos.
Projeto
Segundo a empresa, a infraestrutura também conta com uma rede de 20 estações terrestres distribuídas de forma estratégica para otimizar a transmissão e o processamento de dados.
Ainda de acordo com a companhia, todo o projeto (incluindo a construção dos satélites) foi desenvolvido em menos de um ano – com o trabalho de 60 funcionários e mais de 200 especialistas baseados na França.
"O sucesso deste quinto lançamento marca a conclusão da implantação da constelação Kinéis, um desafio imenso que superamos brilhantemente. Reconheço a dedicação e o profissionalismo das equipes da Kinéis e de nossos parceiros", disse o diretor de tecnologia da Kinéis, Michel Sarthou.