Após registrar altas significativas no lucro e na receita em 2024 (saiba mais abaixo), a Desktop planeja lançar a unidade de serviços corporativos (B2B) e escalar a operação de telefonia móvel por MVNO neste ano, verticais consideradas novas avenidas de crescimento pela diretoria do provedor paulista.
Nesta semana, a empresa está lançando uma oferta convergente de banda larga fixa mais celular, chamada Desktop Mais, em 60 cidades do estado de São Paulo.
A operação de telefonia móvel – um MVNO (operadora móvel virtual) por meio da Surf Telecom usando a rede da TIM – teve início de forma tímida no ano passado, mas passa a ser tratada como uma oportunidade de rentabilização e geração de receitas.
"Estamos começando por cidades em que temos ponto de loja e testando a nossa capacidade de escalabilidade", afirmou André Falcão, diretor de Vendas e Marketing da Desktop, em conferência com analistas após divulgação dos resultados financeiros de 2024, nesta terça-feira, 18.
Falcão classificou o lançamento do serviço no ano passado de "soft launch" e disse que a empresa não enfrenta limitação tecnológica, geográfica ou de canal para expandir a operação ao longo deste ano. Contudo, afirmou que a ampliação será feita em "passo a passo, para respeitar a máxima excelência".
"O MVNO é uma das alavancas de crescimento da companhia. O soft launch foi um laboratório importante, mas agora estamos prontos para avançar em aquisição de base", ressaltou o diretor.
Unidade B2B prevista para 2025
Outra frente em que a Desktop planeja crescer é no B2B, uma vez que, atualmente, a receita é quase totalmente concentrada em serviços residenciais (B2C).
De acordo com o diretor Financeiro, de M&A e Relações com Investidores, Bruno Leão, a empresa está nos estágios finais de estruturação da unidade de serviços corporativos, que será lançada neste ano.
Além disso, ele apontou que a Desktop está de olho em aquisições que possam incrementar a sua atuação nesta vertical.
"Dentro de 2025, devemos começar a acelerar de forma relevante a frente do B2B e a expectativa é de que, se tudo der certo dentro do nosso plano, vamos avançar com agilidade", assegurou. "Estamos preparando a nossa capacidade de decolar no B2B", reforçou.
Negociação com a Vivo
A diretoria da Desktop foi novamente questionada sobre uma eventual venda da empresa para a Vivo, negociação que foi confirmada por ambas as partes no ano passado.
O CEO, Denio Alves Lindo, indicou que nenhuma proposta efetiva foi apresentada. "A gente continua aberto a ouvir proposta desse [Vivo] e de outros players, mas não temos nada na mesa. Continuamos focados em uma caminho sólido, aumentando a nossa margem e a base de clientes", afirmou.
Resultados financeiros
Impulsionada pela ampliação da base de assinantes, a Desktop reportou alta de 33% no lucro líquido ajustado em 2024, totalizando R$ 198,7 milhões, de acordo com balanço financeiro divulgado na noite da última segunda-feira, 17. No quarto trimestre, o lucro líquido ajustado avançou 8%, chegando a R$ 54 milhões.
O provedor paulista registrou receita líquida de R$ 1,13 bilhão no ano passado, um avanço de 14% na comparação anual. No recorte do quarto trimestre, o faturamento somou R$ 292 milhões, alta de 11% ante o mesmo intervalo de 2023.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) ajustado teve alta de 16% em 2024, atingindo R$ 579 milhões. A margem ficou em 51%, registrando expansão de 1 ponto percentual (p.p.) na evolução anual.
No quarto trimestre, o EBITDA ajustado avançou 11%, totalizando R$ 150 milhões. A margem, também de 51%, aponta ligeira baixa de 1 p.p. ante a registrada no último trimestre de 2023 (52%).
Operacional
A Desktop encerrou 2024 com 1,13 milhão de assinantes do serviço de banda larga fixa. Com isso, a base teve alta anual de 11%. Em números absolutos, o provedor adicionou cerca de 115 mil clientes à carteira de FTTH no ano passado (23 mil só no quarto trimestre).
Em fato relevante, a empresa projetou 27 mil novos assinantes no primeiro trimestre deste ano, acelerando as adições líquidas.
Segundo a empresa, a ampliação da base foi impulsionada pelo fortalecimento da marca e pela evolução e integração do portfólio em todas às áreas em que atua.
Ao fim de 2024, o provedor contava com 4,48 milhões de casas passadas (residências que podem contratar o serviço de banda larga), um aumento de 3% em relação ao ano anterior. A rede de fibra óptica totaliza 55 mil km, alcançando 194 cidades paulistas. Desse total, dez municípios tiveram operações iniciadas no ano passado.