Parlamentares defendem Telebras na gestão da rede privativa do governo

Parlamentares que integram o Grupo de Trabalho do 5G na Câmara dos Deputados manifestaram preocupações sobre a rede privativa de comunicação, especificamente sobre a possibilidade da gestão da rede ser realizada por uma empresa privada e ao tamanho e custos de construção de sua infraestrutura. A deputada Perpétua Almeida (PCdoB – AC) e o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania – SP) defenderam que a Telebras poderia garantir a segurança necessária na gestão da rede. Instituída pela Portaria 1.924/2021, a construção da rede de comunicação privativa do governo consta como uma das obrigações que as operadoras vencedoras do leilão das frequências do 5G terão que assumir.

A deputada Perpétua Almeida acha contraditório a rede privativa de comunicação do governo federal ser gerida por uma empresa privada. A parlamentar entende que o ideal seria a Telebras fazer a gestão da rede, já que é um ente governamental, o que poderia garantir as seguranças necessárias com as informações sensíveis.

"Eu perguntei ao ministro [das Comunicações, Fábio Faria] quando ele esteve na audiência pública aqui na Câmara: vocês querem criar essa rede privativa do Estado, estou entendendo que quem vai fazer a gestão dela será a Telebras, afinal, eu também me preocupo com a soberania nacional. E ele disse que não, que ela pode ser gerida uma empresa privada também. Eu fiquei com dificuldade de entender isso e bastante preocupada", disse a parlamentar.

Notícias relacionadas

O deputado Arnaldo Jardim, concordou com as preocupações da deputada Perpétua Almeida, e questionou se a rede precisa ser de dimensão nacional, como disse o ministro. "No edital optou-se também para que o processo sustente uma rede privativa de comunicação do governo. A justificativa para isso é a segurança dos dados de interesses nacionais, a questão das forças armadas. Entendemos isso, mas essa rede precisa ser nessa dimensão? Não seria melhor ela ser gerenciada pela Telebras em vez de ter um gestor privado?", indagou o parlamentar. Jardim e Almeida participaram de um debate no programa Expressão Nacional, exibido pela TV Câmara, esta semana.

Jardim também questionou quais regras esse gestor privado seguirá, e prosseguiu nos questionamentos. "Que regras e critérios teriam esse gestor privado da rede? E quanto ela custa? Esse custo será rateado no processo de implantação do 5G. Até quanto nós vamos pagar para a implantação dessa rede?".

O parlamentar manifestou preocupações com a política adotada para a rede de comunicação do governo. "Eu estou com medo dessa rede privativa seguir os princípios do programa Clean Network, dos EUA, que prevê uma rede limpa". A doutrina Clean Network, implementado no governo Donald Trump, estabeleceu a exclusão de fabricantes chineses para que as redes fossem consideradas "limpas" pelo governo dos EUA.

A rede privativa do governo

Durante participação em audiência pública no Grupo de Trabalho do 5G na Câmara no dia 9 de março, Fabio Faria disse que, em sua totalidade, a rede privativa do governo foi orçada em R$ 780 milhões. No evento, o ministro das Comunicações informou que serão reservados até R$ 1 bilhão para o projeto, que inclui uma rede móvel 4G em 700 MHz para os órgãos do governo em Brasília e uma rede fixa (que terá pelo menos telefonia) segura para os demais estados.

Na mesma audiência, Fabio Faria afirmou que a Huawei não estará entre os fornecedores da rede privativa do governo, e que a própria empresa teria manifestado seu desinteresse de ser fornecedora para esta infraestrutura. No entanto, ainda não estão claros quais serão os critérios de exclusão de fornecedores nem se a Huawei ou outros fornecedores chineses se enquadrarão nesses critérios. A Portaria 1.924/2021 estabelece apenas que as empresas fornecedoras sigam critérios de governança compatíveis com a legislação brasileira.

Segundo apuração do TELETIME, o Tribunal de Contas da União abriu diligências para coletar mais informações junto à Anatel e Ministério das Comunicações sobre a construção da rede, pedindo detalhes operacionais, custos, previsão de receitas, custeio etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!