Novo Código de Processo Civil entra em vigor com expectativa de desafogar a Justiça

Entra em vigor nesta sexta-feira, 18, o novo Código de Processo Civil (CPC) com ênfase na mediação e conciliação. A lei atualiza as regras para a tramitação na Justiça de todas as ações motivadas por crimes, que não tenham caráter penal. Ou seja, regula ações que envolvem, por exemplo, família, consumo, trabalho e impostos.

A expectativa dos juristas é de que a Justiça possa ficar mais rápida com as mudanças. No novo Código, recursos são extintos e multas aumentam para quem recorrer apenas para adiar decisões. Além disso, a Justiça deve ganhar rapidez com o mecanismo de julgamento de recursos repetitivos, que permitirá a aplicação de uma decisão única para processos iguais. O texto determina ainda a criação de centros judiciários para que se promova a solução consensual de conflitos.

Em processos contra empresas de telefonia, por exemplo, o resultado dependia da avaliação de cada juiz. Agora, se um caso já tiver sido julgado, esta será a decisão que deverá prevalecer. Quando a decisão for de um tribunal superior ela será obrigatória para os tribunais de primeira e segunda instância.

Notícias relacionadas

Outra novidade no código é a determinação de usar a mediação e conciliação no começo de cada processo. O novo Código de Processo Civil também promete apressar a tramitação dos processos com a utilização da tecnologia, para que os envolvidos participem de audiências por teleconferência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!