A operadora móvel australiana Telstra iniciará em maio seus testes com a tecnologia LTE. O anúncio chama a atenção porque a tele é uma das maiores defensoras da adoção do HSPA+ como um estágio intermediário entre o HSPA e o LTE. A Telstra informou que irá testar equipamentos da Ericsson, da Huawei e da Nokia Siemens nas freqüências de 2,6 GHz (ainda não licenciada na Austrália) e 1,8 GHz. Esta última é a mesma faixa usada para HSPA+. O principal objetivo é avaliar os efeitos da coexistência de redes HSPA+ e LTE.
A intenção da Telstra, contudo, não é migrar tão cedo para o LTE. A operadora entende que seus usuários já estão bem servidos de banda larga com a rede HSPA+, que alcançará velocidades de 42 Mbps após um upgrade programado para ocorrer este ano. A ideia é que uma rede LTE no futuro seja instalada apenas em áreas específicas onde haja muita demanda por banda larga, o que só deve ocorrer depois de 2011.
O site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com) chama a atenção para o fato de mais uma vez a dupla Ericsson e Huawei fazer parte da lista de fabricantes em um teste de LTE. Na análise do site, essas duas empresas estão praticamente dividindo entre si o mercado mundial de LTE. "A Nokia Siemens, após um lento começo, está finalmente fazendo sua presença ser sentida", escreve Rethink.
4G