Telstra testará LTE em maio

A operadora móvel australiana Telstra iniciará em maio seus testes com a tecnologia LTE. O anúncio chama a atenção porque a tele é uma das maiores defensoras da adoção do HSPA+ como um estágio intermediário entre o HSPA e o LTE. A Telstra informou que irá testar equipamentos da Ericsson, da Huawei e da Nokia Siemens nas freqüências de 2,6 GHz (ainda não licenciada na Austrália) e 1,8 GHz. Esta última é a mesma faixa usada para HSPA+. O principal objetivo é avaliar os efeitos da coexistência de redes HSPA+ e LTE.
A intenção da Telstra, contudo, não é migrar tão cedo para o LTE. A operadora entende que seus usuários já estão bem servidos de banda larga com a rede HSPA+, que alcançará velocidades de 42 Mbps após um upgrade programado para ocorrer este ano. A ideia é que uma rede LTE no futuro seja instalada apenas em áreas específicas onde haja muita demanda por banda larga, o que só deve ocorrer depois de 2011.
O site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com) chama a atenção para o fato de mais uma vez a dupla Ericsson e Huawei fazer parte da lista de fabricantes em um teste de LTE. Na análise do site, essas duas empresas estão praticamente dividindo entre si o mercado mundial de LTE. "A Nokia Siemens, após um lento começo, está finalmente fazendo sua presença ser sentida", escreve Rethink.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!