BitTorrent terá aplicativo para celulares com Android em junho

O tráfego gerado pela troca de arquivos utilizando clients da BitTorrent já corresponde a 25% do tráfego total da rede da operadora móvel Verizon nos Estados Unidos, um número bastante significativo de acordo com o CEO da BitTorrent, Eric Klinker, ainda mais considerando-se que são usuários que utilizam o protocolo peer-to-peer (P2P) apenas por meio dos modems USB. Mas em breve será possível a troca de arquivos diretamente entre celulares.
Klinker revelou que equipes do BitTorrent e do Google já estão escrevendo os códigos de programação do aplicativo que permitirá P2P entre smartphones com sistema operacional Android. "O aplicativo não estará ligado a nenhuma operadora, estará aberto para qualquer telefone com sistema operacional Android e nossa expectativa é de que ele seja lançado em junho", detalha o executivo.
Os softwares da BitTorrent são as principais plataformas para troca de arquivos entre usuários da Internet, e são responsáveis por grande parte do tráfego gerado nas redes de banda larga.

Notícias relacionadas
No aplicativo para smartphones Android a troca de vídeos usará formatos conhecidos e já utilizados em dispositivos móveis como iPhone, Xbox e PS3, ou seja, arquivos de menor tamanho.
Questionado sobre a possibilidade de as operadoras móveis bloquearem ou limitarem o aplicativo caso o tráfego de dados sobrecarregue a rede, Klinker afirmou que sempre haverá como o usuário "passar por cima" dessas decisões. "Uma forma, por exemplo, seria usar uma espécie de VNP que mascararia o que está sendo transportado na rede".
O CEO da BitTorrent esteve no Brasil para participar do Web Expo Forum 2010, que acontece em São Paulo até sexta-feira, 19. O evento é organizado pela Converge Comunicações, que edita este noticiário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!