A Oi divulgou há pouco um fato relevante para comunicar ao mercado sobre a venda da Oi TV, a sua unidade de TV por assinatura, à Mileto Tecnologia. A companhia havia se sagrado vencedora do leilão pela divisão em audiência judicial realizada junto à 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, ocorrido no último dia 10.
Segundo a operadora, o contrato tem por objeto a alienação e transferência de uma unidade produtiva isolada (UPI), composta por 100% das ações de emissão da Oi Serviços de Televisão por Assinatura S.A., para cujo "capital social a companhia contribuirá determinados ativos da operação de TV por assinatura incluindo outorga para a prestação de SeaC (autorização do serviço de acesso condicionado), base de assinantes de TV via satélite, equipamentos terminais associados e demais ativos, diretos e obrigações relacionados à operação de TV por assinatura".
Em contrapartida à alienação e à transaferência da Oi TV, a Mileto pagará cerca de R$ 30 milhões, sendo R$ 10 milhões em até 60 dias após o fechamento do negócio. Além disso, o acordo prevê outros R$ 20 milhões em variáveis, que dependem do número de assinantes ativos, no prazo de até 720 dias (pouco menos de dois anos).
"A conclusão da transação, com a efetiva transferência de 100% (cem por cento) das ações de emissão da UPI Oi TV para a Mileto, está sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes, usuais para operações dessa natureza, previstas no contrato", finaliza a tele.
Quem é a Mileto
A Mileto tem como executivos o ex-diretor de produtos B2C da Oi, Roberto Guenzburger, o fundados da Guigo TV e ex-country manager da Zapping (empresas de TV paga por streaming), Renato Svirsky, e outros acionistas.
Segundo entrevista dada por Guenzburger à TELETIME, o objetivo inicial da compra é manter a operação por DTH (satélite) e IPTV (fibra) viável, por meio de acordos com parceiros de programação e satélite (SES), mantendo a base atual de cerca de 600 mil clientes (sendo 400 mil pós-pagos e 200 mil pré-pagos), e com potencial de recuperação de pelo menos uma parte dos 4 milhões de kits de recepção que a Oi TV já teve instalados.