Anatel certifica novas tecnologias para Internet das Coisas

Redes Privativas. Foto: Reprodução/RawPixel de Freepik

A Anatel aprovou novas regras para a certificação de equipamentos de telecomunicações, com destaque para dispositivos IoT, a partir do Ato nº 2105, de 14 de fevereiro de 2025. Essa atualização visa acompanhar a evolução tecnológica e permitir a introdução de novas tecnologias no mercado brasileiro.

A Anatel agora inclui requisitos para a certificação de dispositivos que utilizam 5G NB-NTN, 5G RedCap e 4G LTE Cat 1bis, todas tecnologias voltadas para a Internet das Coisas (IoT).

A tecnologia 5G NB-NTN, em especial, é conhecido por sua eficiência energética e baixo consumo de dados. Ela utiliza redes não-terrestres, como satélites, e deve permitir a conectividade em áreas remotas, abrindo novas possibilidades para aplicações como rastreamento e monitoramento.

Notícias relacionadas

Já as tecnologias 5G RedCap e 4G LTE Cat 1bis oferecem soluções mais econômicas para dispositivos IoT, tornando-as mais acessíveis.

Além da incorporação dessas novas tecnologias, o Ato nº 2105/2025 também atualizou as referências normativas para certificação de celulares e ETAs, garantindo que os ensaios laboratoriais sigam as versões mais recentes das normas estabelecidas pelo 3GPP.

A Agência atualizou as referências normativas para garantir que os testes realizados nos equipamentos sigam os padrões internacionais mais recentes.

(Com informações da Agência Nacional de Telecomunicações)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!