A Anatel aprovou novas regras para a certificação de equipamentos de telecomunicações, com destaque para dispositivos IoT, a partir do Ato nº 2105, de 14 de fevereiro de 2025. Essa atualização visa acompanhar a evolução tecnológica e permitir a introdução de novas tecnologias no mercado brasileiro.
A Anatel agora inclui requisitos para a certificação de dispositivos que utilizam 5G NB-NTN, 5G RedCap e 4G LTE Cat 1bis, todas tecnologias voltadas para a Internet das Coisas (IoT).
A tecnologia 5G NB-NTN, em especial, é conhecido por sua eficiência energética e baixo consumo de dados. Ela utiliza redes não-terrestres, como satélites, e deve permitir a conectividade em áreas remotas, abrindo novas possibilidades para aplicações como rastreamento e monitoramento.
Já as tecnologias 5G RedCap e 4G LTE Cat 1bis oferecem soluções mais econômicas para dispositivos IoT, tornando-as mais acessíveis.
Além da incorporação dessas novas tecnologias, o Ato nº 2105/2025 também atualizou as referências normativas para certificação de celulares e ETAs, garantindo que os ensaios laboratoriais sigam as versões mais recentes das normas estabelecidas pelo 3GPP.
A Agência atualizou as referências normativas para garantir que os testes realizados nos equipamentos sigam os padrões internacionais mais recentes.
(Com informações da Agência Nacional de Telecomunicações)