Operadoras comemoram decisão do STF sobre direito de passagem

Representando as principais operadoras de telecom do País, a Conexis Brasil Digital comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu a constitucionalidade do direito de passagem gratuito para redes em vias públicas.

Finalizado nesta quinta-feira, 18, o julgamento terminou com 10 votos favoráveis ao mecanismo criado pela Lei das Antenas e apenas um divergente (do ministro Edson Fachin). Segundo a Conexis, o veredito da alta corte é importante para a continuidade da expansão da Internet e de serviços.

"O setor de telecom vê nessa decisão a confirmação de que o acesso à Internet é fundamental para o desenvolvimento dos municípios e que sua ampliação deve ser incentivada por legislações modernas e que estimulem o avanço de novas tecnologias, como o 5G e a Internet das Coisas", afirmou em nota o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

Notícias relacionadas

Federalismo

A associação também destacou a prevalência do "federalismo previsto na Constituição de 1988, que estabelece como competência privativa da União legislar sobre telecom". O entendimento foi compartilhado pelo ministro Gilmar Mendes, que relatou o processo sobre o direito de passagem no STF. "Vale reconhecer o esforço do Ministro Fabio Faria, que tem liderado importantes avanços para o setor de telecomunicações. O apoio do governo e Anatel foram fundamentais para a vitória de hoje no STF", pontuou Ferrari.

Movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a ação direta de inconstitucionalidade em questão (ADI 6482) afirmava que, ao vedar a cobrança pela passagem em vias públicas, a Lei das Antenas invadiria competências de estados e municípios, ferindo assim o pacto federativo.

Já as empresas do setor entendiam que liberação da cobrança poderia encarecer a oferta de serviços e frear o ritmo de expansão das redes de telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!