Publicidade
Início Newsletter Claro mantém Internet móvel mais rápida em pesquisa da Ookla; Vivo lidera...

Claro mantém Internet móvel mais rápida em pesquisa da Ookla; Vivo lidera no fixo

Foto: Bruno do Amaral

Um novo relatório da Ookla baseado em dados do aplicativo Speedtest manteve a Claro como operadora móvel com rede mais rápida durante o quarto trimestre de 2021. Já a Vivo ficou com o posto no mercado de banda larga fixa.

A avaliação considera smartphones com chipsets de última geração e apontou uma velocidade de download média de 48,1 Mbps entre clientes móveis da Claro de outubro a dezembro passados. O número superou as concorrentes Vivo (31,9 Mbps), TIM (28,2 Mbps) e Oi (21,6 Mbps).

A liderança da empresa é ainda maior entre as primeiras medições de acessos na tecnologia 5G realizadas pela Ookla: neste caso, a performance média da Claro apontou velocidade de download de 71,1 Mbps, frente 56,2 Mbps na TIM e 55,9 Mbps na Vivo. A companhia de medições não deixou claro, mas é provável que se tratem de dados referentes ao 5G DSS (compartilhamento dinâmico de espectro).

Notícias relacionadas

O relatório ainda aponta que a rede da Claro entregou no mínimo 5 Mbps de velocidade de download e 1 Mbps para upload em 88,7% das avaliações feitas com ajuda do app. O dado tornaria a rede a mais “consistente”, superando TIM (84,7%), Vivo (84,3%) e Oi (75,1%).

O único indicador do mercado móvel não vencido pela mesma empresa foi o da latência, no qual os números médios entre clientes da TIM (27 milissegundos) ficaram abaixo dos da Claro (28 ms), Vivo (30 ms) e Oi (32 ms). Lembrando que nesse item, quanto menos, melhor.

Cidades e aparelhos

Em termos gerais, Brasília e Curitiba foram donas dos melhores resultados entre capitais selecionadas (velocidade de download de 35 Mbps e 30,3 Mbps na ordem). Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador completam o top 5.

Já a Apple bateu a Samsung como fabricante dos smartphones que habilitam serviços mais rápidos: média de 30,6 Mbps nos celulares da primeira contra 22,9 Mbps de velocidade de download da concorrente sul-coreana. O destaque da medição foi o iPhone 13 Pro Max.

Banda larga fixa

No caso da Internet fixa, quem lidera as estatísticas da Ookla é a Vivo, líder do mercado de fibra óptica brasileiro. A velocidade média registrada entre clientes da empresa ficou em 105,4 Mbps.

Em seguida vieram Oi (99,6 Mbps) e Claro (98,4 Mbps). Já no quesito latência, a Oi levou vantagem sobre as rivais: 4 ms, contra 5 ms da Vivo e 12 ms da Claro.

Já no recorte por cidades, a capital federal seguiu como município melhor atendido, com velocidade de download média de 105 Mbps registrada entre usuários de Brasília. Em seguida aparecem Goiânia (102,9 Mbps) e Belo Horizonte (94,8 Mbps).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile