Anatel terá reunião com CEOs das operadoras e diz que busca solução para o PGMU

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, confirma a este noticiário que na próxima terça, dia 23, será realizada uma reunião com os presidentes de todas as operadoras. Segundo Quadros, trata-se de um convite feito diretamente por ele, por telefone, para uma reunião sem pauta definida. "Não houve uma convocação. O conselho da Anatel vai se reunir com todos os presidentes ao mesmo tempo para tratarmos dos temas de interesse geral. Vamos ouvi-los e também colocar as nossas questões para o ano", disse ele, sem explicitar nenhuma pauta específica. "A pauta é aberta", disse. Alguns temas, contudo, certamente devem permear a conversa: as disputas entre as operadoras em relação aos TACs, o encaminhamento a ser dado ao PGMU, a agenda regulatória da agência e os itens que serão priorizados pela Anatel.

Em relação ao PGMU, o presidente da agência disse ao final da reunião do conselho diretor desta quinta, 18, que a agência está fazendo um trabalho bastante abrangente em relação aos saldos das obrigações passadas e que  estuda de que forma estes saldos poderiam ser aplicados em políticas públicas. Ele disse também que a Anatel busca uma maneira de desonerar as concessionárias das obrigações de cobertura de Terminais de Uso Público (orelhões), sem que seja necessariamente reeditando o Plano Geral de Metas de Universalização. Lembrando que as obrigações estão vinculadas ao PGMU 3, objeto de um Decreto específico.

Em outubro o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações pediu à Anatel que encaminhasse o PGMU 4 ao conselho consultivo para que fosse dado prosseguimento à tramitação, parada desde o começo de 2017 após um impasse justamente em relação às cláusulas contratuais que obrigavam as teles a concordarem com os saldos dos PGMUs anteriores, mesmo sem conhecer os cálculos. O MCTIC deu ainda 90 dias de prazo para a Anatel apresentar um estudo sobre os saldos, prazo que se encerrou no começo desde mês.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!