Samsung interessada na RIM?

O mais novo boato no aquecido mercado de telefones celulares é o de que a Samsung estaria interessada em adquirir a canadense RIM, fabricante do BlackBerry. Os rumores apareceram em vários sites internacionais, dentre os quais Rethink Wireless, logo depois da notícia de que a RIM contratou o Goldman Sachs para assessorá-la em uma possível operação de venda. Como consequência do boato, as ações da RIM subiram quase 7%.

Notícias relacionadas
Análise

Nos últimos dois anos a Samsung vem aumentando a sua participação no mercado mundial de handsets. Além de se consolidar como a segunda colocada em volume de aparelhos vendidos, a sul-coreana ameaça roubar em breve a liderança da Nokia. Ao mesmo tempo, a empresa vem se fortalecendo no segmento de componentes para celulares, como chipsets e telas.

No mesmo período, a trajetória da RIM foi inversa. A empresa está vendo sua hegemonia no mercado de smartphones corporativos desaparecer diante do sucesso de modelos com os sistemas operacionais Android e iOS e da tendência de "consumerização", termo inventado para descrever a moda de executivos usarem seus terminais pessoais para trabalho, ligados aos sistemas de TI de suas companhias. Enquanto perde espaço entre clientes corporativos, as tentativas da RIM de conquistar o usuário final com modelos mais bonitos e atraentes não deu tão certo quanto o esperado. Para piorar, a fabricante não conseguiu surfar na onda dos tablets, tendo demorado a lançar o seu primeiro produto, batizado de PlayBook, cujas vendas não foram bem. Embora os dois CEOs da RIM tenham negado até bem pouco tempo a intenção de venda da companhia, parece que a pressão dos acionistas fará com que eles joguem a toalha.

Para a Samsung, a compra da RIM teria dois principais benefícios, em análise feita pelo site Rethink Wireless: 1) uma coleção relevante de patentes que serviria de munição para enfrentar os processos judiciais movidos pela Apple ao redor do mundo; 2) um pouco mais de penetração no mercado corporativo (ainda que essa participação da RIM esteja em franco declínio), área em que a Samsung nunca foi muito forte.

Se a RIM for mesmo adquirida pela Samsung, é provável que a o sistema operacional BlackBerry OS seja descontinuado. A companhia sul-coreana já trabalha com três sistemas: o Android, sua prioridade; o Windows Phone, da Microsoft; e o Bada, criado por ela mesma e que este ano deve se fundir com o Tizen, baseado em Linux. Não haveria justificativa para acrescentar mais uma plataforma, especialmente uma em viés de baixa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!