Moçambique escolhe padrão europeu

O Brasil e o Japão perderam um importante aliado na difusão do padrão nipo-brasileiro de TV digital na África. Moçambique anunciou que seguirá a recomendação da Comunidade de Países da África Austral (Sadc) e adotará o padrão europeu de televisão digital DVB-T2, segundo notícia da Agência Brasil. A decisão de Moçambique é uma vitória importante para o DVB, uma vez que o Brasil esperava ter maior receptividade nos países de língua portuguesa no continente. O país africano vinha adotando postura neutra e sinalizava com a possível adesão ao padrão ISDB-T, ao lado de Botswana e Angola.
A expectativa é que a instalação da infraestrutura em Moçambique comece este ano e que a migração para o sistema digital esteja pronta até 2015.
O diretor-geral do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), Américo Muchanga, disse à Agência Brasil que a escolha do padrão foi um decisão de governo, mas não serão desencorajados os testes com o padrão nipo-brasileiro. "As decisões de governo são dinâmicas e ainda não há nada instalado", disse Muchanga. Ele afirmou ainda que a decisão pelo sistema europeu "não está baseada em nenhuma promessa".

Notícias relacionadas
A África do Sul também anunciou neste mês de janeiro que seguirá a recomendação da Comunidade de Países da África Austral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!