Publicidade
Início Teletime Anatel conclui leilão com seleção das pequenas cidades que terão 3G

Anatel conclui leilão com seleção das pequenas cidades que terão 3G

A Anatel concluiu nesta sexta-feira, 18, a última etapa do leilão de faixas para a terceira geração da telefonia móvel, com a seleção dos municípios abaixo de 30 mil habitantes onde a nova tecnologia deverá estar disponível obrigatoriamente. Assim como ocorreu na divisão da cobertura dos municípios onde o SMP ainda não está disponível ? e que devem ser atendidos até 2010 ?, as operadoras apresentaram à Comissão Especial de Licitação (CEL) uma lista pré-acordada para o atendimento do 3G obrigatório nas pequenas cidades. Com o acordo, esta fase foi encerrada em menos de uma hora.
Ao todo, as vencedoras do leilão responsabilizaram-se por levar o 3G a 2,740 mil municípios com menos de 30 mil habitantes. Conforme previsto no edital, a quantia representa 60% das 4,538 mil com densidade abaixo de 30 mil habitantes listadas pelo IBGE. Nos Estados onde a operadora já cobre mais de 80% da área geográfica, as metas de atendimento para estes municípios iniciam-se no terceiro ano de vigência do novo contrato. Nos Estados onde a cobertura é menor do que 80% do território, a meta é contada a partir do quinto ano. Todas terão um escalonamento de quatro anos para atender os municípios escolhidos hoje, com uma cobrança de 15% de cobertura a cada ano.
A Anatel não agendou quando será realizada a assinatura dos novos contratos, uma vez que o resultado do leilão ainda precisa ser validado plenamente pelo Conselho Diretor da agência. A expectativa dos técnicos é que tudo esteja pronto para a assinatura logo após o Carnaval.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile