A operadora de cabo e MMDS TVA, integrante do conselho diretor e sócia da ABTA (associação que representa as operadoras de TV por assinatura), afirma que não foi informada pela entidade da existência de um estudo encomendado à empresa Frost & Sullivan sobre os impactos da entrada das empresas de telecomunicações no mercado de TV paga brasileiro. A ABTA convidou a imprensa nesta quinta, 18, para apresentar os resultados do estudo. E a TVA, segundo Leila Loria, presidente da empresa, só tomou conhecimento dos fatos depois que leu as reportagens publicadas. "É revoltante que uma associação da qual somos membros, participamos ativamente, pagamos a contribuição e somos sócios fundadores tenha encomendado um estudo sobre um tema tão relevante, convocado a imprensa e anunciado os resultados sem sequer nos avisar", diz Leila. Segundo a executiva, nem mesmo a idéia de contratar o estudo foi mencionada para a TVA anteriormente.
Divisão
O episódio expõe, mais uma vez, uma divisão que existe no setor de TV paga em relação ao tema. De um lado estão as empresas que consideram que a entrada das empresas de telecomunicações traria grandes ameaças ao mercado. Net Serviços e Sky+DirecTV são as principais operadoras que compartilham desta opinião. De outro lado, estão operadoras como a TVA, a WayTV e a DTHi, todas com parcerias já estabelecidas com concessionárias de telefonia local.