A fabricante de equipamentos ópticos Prysmian anunciou o executivo Giacomo Sofia como novo CEO da companhia para a América Latina a partir de janeiro de 2025.
Giacomo vinha liderando as operações globais da Prysmian, no posto de COO. Antes disso, também chefiou as operações na América do Norte, entre 2018 e 2021. Mestre em engenharia mecânica, o profissional possui trajetória de mais de 25 anos na empresa, desde a época em que a Prysmian era parte do Grupo Pirelli.
Giacomo sucede Raul Gil Boronat no comando regional. Como parte de mudanças organizacionais da companhia no âmbito global (veja mais abaixo), Boronat retorna à Europa para dirigir a divisão de negócios da Prysmian focada em Transmissão.
"Será uma honra liderar uma das regiões mais fascinantes da nossa operação, sobretudo pelo papel que ela desempenha na transição energética e digital. Temos a total convicção que a América Latina pode, sim, ser um exemplo global neste ambiente de transformação, e nosso desafio é prover as soluções e inovações necessárias para que isso aconteça de maneira eficiente e sustentável", afirmou Giacomo Sofia, em comunicado.
De acordo com o último balanço global da empresa, a Prysmian obteve na América Latina uma receita de 1,23 bilhão de euros. A região representa cerca de 9% das vendas totais do grupo, que possui 14 fábricas na América Latina. Elas são distribuídas entre Brasil (6), México (4), Argentina (1), Chile (1), Colômbia (1) e Costa Rica (1). Nestas plantas, trabalham cerca de 4 mil funcionários.
A troca de comando na América Latina não é uma mudança isolada no contexto global da Prysmian. A partir de 1º de janeiro de 2025, a estrutura atual será simplificada, passando de nove regiões para cinco. A região Europa foi unificada, combinando os perímetros da Europa Centro-Oriental, Norte, Sul e Reino Unido, assim como a região Ásia-Pacífico (APAC), que agora reúne China, Oceania e Sudeste Asiático (OSEA).