A conectividade é o maior obstáculo para a implementação de projetos de Internet das Coisas (IoT) em escala industrial. De acordo com o relatório produzido pela operadora de satélites Viasat, 85% das organizações relatam dificuldades para desenvolver IoT devido à falta de conectividade consistente e confiável nas áreas onde os dispositivos precisam ser implantados.
O estudo ouviu mais de 600 representantes de grandes empresas, inclusive na América Latina. De acordo com o relatório, esses desafios são considerados mais críticos em setores como agricultura, energia, mineração, transporte e serviços públicos.
Isso porque, muitas vezes, essas verticais de negócio operam em locais remotos. Segundo a pesquisa, essa limitação prejudica a coleta e a transmissão de dados em tempo real – o que, consequentemente, impacta negativamente a eficiência e resultados esperados dos projetos.
"A conectividade tem sido a maior barreira ao sucesso. No entanto, a indústria está aprendendo com essas dificuldades e prevê menos problemas em implementações futuras", apontou o relatório.
Conexão
O estudo revelou que quase um terço (30%) dos entrevistados considera a falta de "conexão consistente" o maior desafio mesmo após a implantação das soluções.
A pesquisa também apontou que a Internet via satélite é a opção de conectividade mais adequada para 41% dos respondentes, superando outras tecnologias como Wi-Fi (39%), celular (36%) e rádio (34%).
"A IoT tem o poder de ajudar empresas a navegar em um cenário dinâmico, tornando-as mais ágeis e eficientes. No entanto, muitos projetos acabam inviabilizados pela falta de conectividade — e o satélite surge como a solução para esse desafio. Essa será uma peça-chave para maximizar todo o potencial da IoT", afirmou o vice-presidente de Fixed Broadband (FBB) da Viasat para Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e diretor-geral da Viasat Brasil, Leandro Gaunszer.
América Latina
Na América Latina, 120 tomadores de decisão e implementadores de IoT foram entrevistados. Para os pesquisadores, a IoT tecnologia está ganhando força por aqui. Cerca de 90% das empresas relataram conquistas significativas em áreas como melhoria na tomada de decisões e experiência do cliente. No entanto, a falta de conectividade confiável e consistente continua sendo um dos maiores obstáculos.
A conectividade híbrida, que combina redes terrestres e satelitais, é a abordagem mais adotada, com 54% das organizações da região utilizando Internet via satélite em seus projetos de IoT. Além disso, os investimentos na tecnologia têm aumentado, com 58% das empresas reportando orçamentos mais robustos. Essa tendência deve continuar, já que a mesma porcentagem planeja expandir os investimentos em 2025.
Entre os desafios, 89% das empresas enfrentaram problemas de conectividade nas áreas onde operam. O mesmo percentual afirmou que, após resolverem essas dificuldades, alcançaram maior sucesso com seus projetos de IoT. Quanto aos benefícios, o estudo destacou a vantagem competitiva (91%) e o aumento da eficiência operacional e empresarial (88%) como os maiores ganhos proporcionados pela tecnologia na América Latina.
Otimismo
O estudo também sugere que o mercado de IoT está otimista, já que soluções baseadas na Internet das Coisas são vistas por muitas empresas como uma tecnologia fundamental. Exemplo disso é que cerca de 90% das empresas entrevistadas têm uma estratégia formal de IoT ou estão em processo de desenvolvimento, com outros 9% planejando desenvolver um plano no próximo ano.