Câmara retira Fust da lista de fundos que serão desvinculados para combater a pandemia

Foto: Najara Araujo/Agência Câmara de Notícias

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quinta-feira, 17, a Emenda de Plenário nº 14, apresentada pelo MDB, que retira do Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/2020 o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) da lista de fundos setoriais que teriam seus recursos desvinculados de sua finalidade para serem usados no combate à pandemia ocasionada pelo Coronavírus (Covid-19).

Além do Fust, também foram retirados da lista o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira e o Fundo de Estabilidade do Seguro Rural (FESR).

Na justificativa da emenda, o MDB argumenta os três fundos têm sua existência não só justificada como necessária, sendo essenciais para os seus respectivos setores. "Dessa forma, pretende-se com esta emenda evitar o desvio de destinação desses recursos, que originalmente poderiam ser utilizados para projetos e atividades essenciais para os respectivos setores", argumenta o MDB.

Notícias relacionadas

Nesta quinta-feira, 17, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a nova lei do Fust, prevendo o uso dos seus recursos para a implementação de infraestrutura de acesso à Internet. Na lei sancionada, contudo, o presidente vetou o uso dos recursos do fundo para conectar todas as escolas públicas até 2024.

O PLP 137/2020

O texto do PLP 137/2020 prevê que durante a vigência de calamidade pública declarada em virtude da pandemia do Coronavírus, o saldo do superávit financeiro de 29 fundos setoriais, apurado em 31 de dezembro de 2019, poderá ser utilizado para o enfrentamento desta pandemia e de seus efeitos sociais, econômicos e financeiros. Dentre os Fundos que serão garfados, está o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), o que pode comprometer as atividades do CPqD.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!