Desde a segunda-feira, 16, os assinantes de TV por assinatura da região Nordeste (Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) passaram a contar com serviço de alertas de desastres em sua programação. De acordo com a Anatel, as mensagens vão alertar sobre desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.
O projeto é coordenado pela agência em conjunto com as operadoras e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). A decisão sobre o envio dos alertas e os respectivos conteúdos são de responsabilidade do Cenad e da Defesa Civil dos estados e municípios. Já as prestadoras são responsáveis pela disponibilização do meio (ferramenta) que viabiliza o envio dos alertas.
O recurso já está disponível aos assinantes das empresas Claro/Net, NossaTV, Oi, Sky e Vivo, nos estados do Rio Grande do Sul, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além das regiões Centro-Oeste e Norte.
Funcionamento
O cliente de TV por assinatura receberá a mensagem de alerta em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos, com opção de o assinante fechar o pop-up se desejar. Não é necessário cadastro por parte dos assinantes indicando interesse em receber as notificações de emergência pela TV paga, nem é possível bloquear o recebimento das mensagens.
Os usuáriosserão informados sobre o início das notificações por meio da mídia e, também,pelo envio de mensagens pop-up com os dizeres: "DEFESA CIVIL: agora os ALERTASde RISCO estão na sua TV. Fique ligado! "
A notificação de desastres naturais, via TV por assinatura, é complementar ao encaminhamento de alertas por mensagem de texto (SMS), para as ocorrências mais graves. O projeto de nacionalização do envio de alertas de emergência via SMS foi concluído em 2017. Conforme balanço da agência, já foram disparados até o momento 17.839 alertas por SMS e 772 alertas no TV por assinatura. (Com informações da assessoria de imprensa)