TV paga do Nordeste passa a exibir alertas de desastres

Desde a segunda-feira, 16, os assinantes de TV por assinatura da região Nordeste (Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) passaram a contar com serviço de alertas de desastres em sua programação. De acordo com a Anatel, as mensagens vão alertar sobre desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros. 

O projeto é coordenado pela agência em conjunto com as operadoras e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). A decisão sobre o envio dos alertas e os respectivos conteúdos são de responsabilidade do Cenad e da Defesa Civil dos estados e municípios. Já as prestadoras são responsáveis pela disponibilização do meio (ferramenta) que viabiliza o envio dos alertas.

O recurso já está disponível aos assinantes das empresas Claro/Net, NossaTV, Oi, Sky e Vivo, nos estados do Rio Grande do Sul, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além das regiões Centro-Oeste e Norte.

Notícias relacionadas

Funcionamento

O cliente de TV por assinatura receberá a mensagem de alerta em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos, com opção de o assinante fechar o pop-up se desejar. Não é necessário cadastro por parte dos assinantes indicando interesse em receber as notificações de emergência pela TV paga, nem é possível bloquear o recebimento das mensagens.

Os usuáriosserão informados sobre o início das notificações por meio da mídia e, também,pelo envio de mensagens pop-up com os dizeres: "DEFESA CIVIL: agora os ALERTASde RISCO estão na sua TV. Fique ligado! "

A notificação de desastres naturais, via TV por assinatura, é complementar ao encaminhamento de alertas por mensagem de texto (SMS), para as ocorrências mais graves. O projeto de nacionalização do envio de alertas de emergência via SMS foi concluído em 2017. Conforme balanço da agência, já foram disparados até o momento 17.839 alertas por SMS e 772 alertas no TV por assinatura. (Com informações da assessoria de imprensa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!