Mudanças na lei do SeAC podem se alongar por mais tempo na Câmara

Foto: Pixabay

Foi aprovado pela Mesa Diretora da Câmara o Requerimento 2.960/2019, do deputado Ronaldo Martins (Republicanos-CE), que pede o apensamento de quatro projetos que possuem como objeto mudanças na Lei do SeAC (Lei 12.485/2011) ao PL 4.292/2017, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP). O PL 4.292/2017 equipara os serviços de streaming a Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). Os projetos apensados ao PL 4.292/2017 foram: PL 4.389/2019, do João Maia (PL-RN); PL 4.507/2019, de JHC (PSB-AL); PL 5.645/2019, do deputado Celso Russomano (Republicanos-SP); e o PL 5.322/2019, da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO).

O apensamento de todos esses projetos gerou consequências que podem retardar os debates do tema na casa. A primeira delas foi a inclusão da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) no tramite da matéria. A partir da junção de todos esses projetos, a Mesa Diretora entendeu que o tema merece ser apreciado pela comissão que trata de assuntos estritamente econômicos, e por isso refez o despacho de tramitação do projeto 4.292/2019, incluindo a Cdeics. Ela será a primeira comissão que receberá o processado (autos) do projeto de Paulo Teixeira, juntamente com seus apensados.

Uma outra consequência é que o PL 4.292/2017 já esteve na pauta da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), com um parecer emitido pelo seu relator, deputado Vinicius Poit (NOVO-SP) e uma audiência pública sobre o projeto já foi realizada na comissão. Com o novo despacho de tramitação da Mesa Diretora, o projeto volta para a estaca zero – e consequentemente, todos os seus apensados. Essa nova tramitação abre a possibilidade para que a proposta tenha um novo relator na CCTCI.

Notícias relacionadas

Um outro elementoque merece ser levado em consideração é a mudança de presidência das comissões.No retorno do Congresso em fevereiro, após o recesso, serão realizadas novasindicações das bancadas para as presidências das comissões. Como é o presidenteque indica os relatores dos projetos, é possível que haja um novo redesenho nosacúmulos feitos até sobre mudanças na lei do SeAC.

O PL4.292/2019

Pela proposta de Paulo Teixeira, as empresas que prestam serviço de provimento de conteúdos idênticos aos distribuídos por meio do Serviço de Acesso Condicionado serão equiparadas a elas para todos os fins legais. Isso implica, por exemplo, o cumprimento de cotas de programação e canais obrigatórios para provedores de conteúdo over-the-top (OTT). A proposta de Paulo Teixeira excetua apenas "as obrigações de prestadoras de serviços de telecomunicações que dão suporte ao provimento".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!