Volume de serviços de comunicações volta a cair em outubro

O volume de serviços de informação e comunicação mostrou nova queda no Brasil em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com pesquisa do IBGE divulgada nesta quinta, 17. O volume recuou 3,2% no período, após quedas de 0,6% em setembro e aumento de 0,2% em agosto. No acumulado do ano, entretanto, há aumento de 0,5%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento é de 0,7%.

Os serviços de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) foram os maiores responsáveis pelo desempenho, com recuo de 3,5% no mês (após queda de 0,9% e 0,5% em setembro e agosto, respectivamente). No acumulado dos dez meses do ano, houve aumento de 1,2%, e dos últimos 12 meses, 1,4%.

Em particular, o setor de telecomunicações mostrou desempenho negativo mais significativo, com retração de 4% – nos meses anteriores, a queda foi de 2,4% e 1,4%. Considerando os dez meses de 2015, houve aumento de 0,3%. Contabilizando 12 meses, o crescimento foi de 0,6%.

Notícias relacionadas

Já os serviços de TI, que viam alta de 4,7% e 2,6% nos dois meses anteriores, acabaram recuando 1,7%. Nos acumulados do ano e dos últimos 12 meses, os aumentos foram de 4,8% e 4,2%, respectivamente. Por sua vez, os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias registraram queda de 1,5% em outubro, após aumento de 0,8% e 5,3% em setembro e agosto.

A receita nominal geral do volume de todos os serviços (incluindo também setores como transporte, profissional, administrativo e outros) mostrou queda de 0,4% em outubro, embora ainda apresente aumento de 1,6% no acumulado de 2015, e de 2% no acumulado de 12 meses. O volume geral de serviços no País caiu 5,8% no período, com quedas de 3,1% e 2,5% nos acumulados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!