Telefônica deixa gestão em projeto de cidade inteligente em Águas de São Pedro

O projeto de cidade inteligente do município paulista de Águas de São Pedro mudará de gestão. Cria da Telefônica/Vivo em janeiro de 2014, a iniciativa entrará em uma segunda etapa com a entrada de novos parceiros e a gestão passará para a própria administração pública da cidade, que utilizará plataforma de da Tacira Technologies. A decisão foi tomada após reunião na quarta-feira, 16, entre Prefeitura, Secretaria de Turismo, Telefônica e demais empresas envolvidas. A operadora ainda continuará como "parceira", sendo responsável pela conectividade do sistema, além de cobertura e manutenção da infraestrutura ótica e do acesso LTE.

O projeto era tido como uma das principais iniciativas de desenvolvimento e pesquisa da Telefônica no País, e conta com 14 serviços inteligentes gratuitos nas áreas de educação, turismo, segurança e saúde. A Tacira, que já contava com projeto na cidade desde novembro, com o fornecimento de acesso via Wi-Fi gratuito, tem um ponto em comum com a Telefônica: a diretora de negócios da Tacira, Katia Galvane, é ex-funcionária da operadora. Outros parceiros, como a Huawei, deverão continuar em 2016 junto com novos entrantes, como a fornecedora de gestão de sistema Inovatriz.

Em nota, a fornecedora da plataforma de gestão afirma que a solução vai gerar informações e repassar os dados em tempo real à Prefeitura. Entre os serviços cobertos pela plataforma estão os de monitoramento de defesa civil (com um app móvel de interação), de saúde (cadastro biométrico, agendamento remoto de consultas e informatização de sistema) e de iluminação inteligente.

Notícias relacionadas

Ainda por meio de comunicado, o prefeito Paulo Ronan (PSDB) afirmou que a primeira fase do trabalho em Águas de São Pedro "deixou etapas a serem cumpridas", e que os "problemas serão sanados com a nova parceria". A administração pública não entra com investimento, então não houve um processo de licitação – a Tacira espera poder utilizar o projeto piloto no município paulista como demonstração de seus serviços digitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!