Neutralidade de rede pode constar na Constituição Federal

O relatório do deputado Amauri Teixeira sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 479/2010, que institui a banda larga como um direito fundamental do cidadão, fez uma importante alteração na proposta original, do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT/AP). Se aprovado, o acesso a Internet em alta velocidade será incluído no rol dos direitos fundamentais, “com garantia de tratamento isonômico dos dados trafegados, sendo vedada a discriminação em decorrência da natureza do conteúdo, emissor e destinário”.

De acordo com o relatório, uma das principais sugestões recebidas durante as audiências realizadas pela Comissão Especial diz respeito à incorporação do princípio da neutralidade de redes no texto da PEC 479/10.

Notícias relacionadas

“A medida, além de conferir maior efetividade à proposta, também oferece a segurança jurídica necessária para que o internauta possa dispor de um serviço livre da ameaça de censura e com qualidade à altura das suas expectativas”, diz o relator.

Está prevista para a próxima quarta, 18, a apresentação do relatório na comissão especial formada para analisar o assunto. Se aprovada, a proposta ainda deve ser aprovada em Plenário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!