TIP e WBA vão colaborar para coordenação de WiFi em 6 GHz

A Wireless Broadband Alliance (WBA) e o consórcio Telecom Infra Project (TIP) anunciaram nesta quarta-feira, 17, uma expansão da colaboração entre as entidades, que agora também envolverá a busca de tecnologia para equipamentos WiFi na banda não licenciada de 6 GHz (WiFi 6E e, futuramente, o WiFi 7).

Com a parceria, a WBA e associadas da aliança devem somar esforços com o Open Automated Frequency Coordination (Open AFC) do TIP. Criado em agosto, o grupo de trabalho busca um software open source para coordenação automática de espectro entre dispositivos WiFi e outros serviços na faixa de 6 GHz.

Segundo o TIP, cerca de 30 companhias estão envolvidas nas atividades do Open AFC. Entre elas estão inclusive fornecedoras que compõem a WBA, como a Cisco. Com a maturidade do software de coordenação automática, há expectativa de expandir limites de potência de equipamentos WiFi em 6 GHz sem comprometer a convivência com outros serviços.

Notícias relacionadas

"O impulso em torno da habilitação do uso da banda de 6 GHz é inconfundível. Mais de 41 países em todo o mundo já designaram 6 GHz para uso não licenciado e outros estão trabalhando ativamente para abrir a banda. Muitos desses países veem o valor de permitir operações de potência padrão que exigiriam coordenação automatizada de frequência (AFC)", afirmou a WBA.

No Brasil, por exemplo, a faixa de 6 GHz foi liberada para uso não licenciado, mas com restrições de potência para equipamentos WiFi.

"O objetivo do Open AFC é desenvolver uma implementação de referência de código aberto de um sistema AFC. Essa estrutura permitirá que dispositivos não licenciados na banda de 6 GHz operem em ambientes externos, bem como aumentem seu alcance interno, garantindo que os serviços existentes sejam protegidos de interferências", prometeu a WBA, em comunicado.

Essa não é a primeira colaboração entre a aliança de fornecedores e o TIP, liderado pelo Facebook ao lado de operadoras de telecom e fornecedoras. Em maio, já havia sido revelado que o padrão de open roaming da WBA seria utilizado na iniciativa de WiFi aberto do consórcio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!