Publicidade
Início Newsletter Serviços de comunicação recuam 5,7% em setembro na comparação anual

Serviços de comunicação recuam 5,7% em setembro na comparação anual

Os serviços de informação e comunicação caíram 1,8% em setembro na comparação com o mês anterior. No confronto com o mesmo mês no ano anterior, o tombo chega a 5,7%. No ano, o recuo atinge 2,6% e 3,1% nos últimos 12 meses, conforme aponta pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira, 17.

No segmento, os serviços de TI tiveram o pior resultado, com queda de 3,9% ante agosto e de 9,2% frente a setembro de 2016. No ano, entretanto, o índice é positivo em 1,7% e em 0,9% nos últimos 12 meses.

Os serviços de TIC também variaram negativamente em setembro, em 2,3% na comparação com agosto e 5,2% ante igual mês do ano anterior. No ano o resultado é negativo em 1,1% e em 1,8% nos últimos 12 meses.

Notícias relacionadas

Já no segmento de telecomunicações, a queda ficou em 0,7% na comparação com o mês anterior e 5,1% no confronto anual. No ano, o recuo é de 2,8% e de 3,2% nos últimos 12 meses.

Os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias tiveram resultado positivo na comparação com agosto, de 1,6%, mas caíram 5,4% na comparação anual. No ano, esses serviços despencara, 9,9% e 10,1% nos últimos 12 meses.

Para o IBGE, os resultados negativos dos serviços de informação e comunicação puxaram o recuo dos serviços em geral em setembro, da ordem de 0,3% na comparação com agosto e de 3,2% no confronto com igual mês do ano passado. A taxa acumulada no ano ficou em -3,7% e, em 12 meses, -4,3%.

De acordo com pesquisadores, a redução da demanda por parte dos consumidores, em especial, da indústria justifica a queda no desempenho dos serviços de informação e comunicação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile