UIT aprova uso de faixa de 79 GHz para sistema anticolisão em carros

A Conferência Mundial de Radiocomunicação (WRC-15), que acontece de 2 a 27 de novembro em Genebra, estabeleceu a faixa de 79 GHz para o mecanismo anticolisão para carros conectados. A alta frequência será utilizada em comunicação de curto alcance e de alta resolução nos radares dos automóveis, assim permitindo a menor latência possível para os casos críticos na hora de evitar acidentes. A conferência da União Internacional de Telecomunicações (UIT) provê assim uma agenda regulatória para harmonização global do espectro, permitindo à indústria automotiva a fabricação dos dispositivos que poderiam funcionar em qualquer país. A frequência será compartilhada com outros serviços de radar de incumbents.

Em comunicado, a UIT afirma que a decisão de utilizar a faixa de 79 GHz aconteceu após longos estudos de requerimento de espectro. De acordo com a entidade, há benefícios: os aparelhos podem ser muito menores do que nas faixas utilizadas antes; uma só tecnologia pode ser utilizada para todas as aplicações; e o risco de interferência mútua é pequeno por conta de menor emissão de energia requerida. Além disso, a possibilidade de utilizar grandes blocos de 4 GHz de capacidade permite uma maior resolução para distinguir objetos.

O projeto de utilizar a frequência de 79 GHz (na verdade, no alcance entre 77 GHz e 81 GHz) foi proposto pela Comissão Europeia em 2004. Outros países já implantaram projetos de pesquisa, como os Estados Unidos. No Brasil, a faixa de 78 GHz a 79 GHz é destinada à radiolocalização em caráter primário para pesquisa espacial (do espaço para a Terra), comunicações de radioamador e radioastronomia. Entre 79 GHz e 81 GHz, o espectro está destinado para radioastronomia e radiolocalização. A Anatel considera atribuições de faixas definidas em tratados e acordos internacionais aprovados pela UIT.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!