Pela primeira vez, uma grande operadora brasileira utiliza a tecnologia de QR code (Quick Response Code) em uma campanha publicitária própria: trata-se da Claro, durante sua campanha de Natal, que começou a ser veiculada no último fim de semana, no jornal o Estado de São Paulo. "Queremos chamar a atenção do mercado para essa ferramenta, que agora será incorporada ao nosso portfólio de mobile marketing", explica o gerente de marketing de SVA da Claro, João Victor Martins.
O QR code é um código de barras bidimensional que, quando fotografado por um aplicativo especial instalado em um celular, leva o cliente para uma página WAP. A tecnologia é muito utilizada em anúncios no exterior. No Brasil, até agora, haviam sido feitas poucas e pontuais experiências com essa tecnologia.
Para baixar o aplicativo de leitura de QR code, os usuários da Claro deverão enviar um torpedo para com a palavra "escolha" para o número 250. A solução de QR Code usada pela Claro foi desenvolvida pela SupportComm e utiliza o software de leitura I-nigma. Os clientes da operadora que utilizarem esse software sobre o QR code do anúncio serão levados para um link em que receberão automaticamente a música da campanha de Natal da companhia. Os usuários que não forem assinantes da Claro e acessarem o QR Code com seus celulares serão levados para uma página onde aparecem as promoções de Natal da operadora.
Mobile marketing