TIM usará 700 MHz em todas as cidades com 4G, e ativará rede assim que espectro ficar disponível

A TIM planeja iniciar as operações 4G pela faixa de 700 MHz em todas as cidades hoje já cobertas com as redes LTE em 2,5 GHz. A ampliação da infraestrutura, explica Leonardo Capdeville, CTO da operadora, se dará tão logo as faixas sejam liberadas no processo de desligamento de TV analógica, e nas cidades em que a liberação não depende da migração, o plano é ampliar a cobertura de 700 MHz tão logo haja a liberação da agência. "Investimos mais de R$ 3 bilhões na faixa de 700 MHz e o quanto antes iniciarmos as operações na faixa, mais otimizado será esse investimento", diz Capdeville.

A contratação dos fornecedores deve ser concluída até novembro, diz ele. "Vamos ter operações em 700 MHz em toda sas cidades que hoje temos cobertura LTE e vamos ampliar também. Esse ano chegamos a 1 mil cidades com LTE e nosso plano é dobrar isso em 2017", disse o executivo durante coletiva na Futurecom, que acontece esta semana em São Paulo. "Nosso plano original era chegar a 90% da população coberta com 4G. Com a cobertura em 700 MHz poderemos chegar a 93%", diz Capdeville. A operadora também deve operar nas principais cidades com carrier agregation das faixas de 700 MHz, 1,8 GHz e 2,5 GHz, mas Capdeville prefere não antecipar quantas cidades trabalharão com esse tipo de cobertura.

Para o CTO da empresa, a aposta em uma expansão forte em 4G foi importante pois está permitindo um uso mais otimizado da rede. "Hoje, 54% dos acessos a dados em nossa rede se dá por celulares 4G, e 35% do tráfego se dá em redes 4G, então temos um potencial muito grande de expandir o tráfego na rede LTE", explica.

Notícias relacionadas

A TIM aposta que a rede 4G será importante também para o ambiente de Internet das Coisas. Capdeville exemplifica com o potencial de cobertura rural com LTE, sobretudo combinando a faixa de 700 MHz com a tecnologia Narrowband IoT (NbIOT), ficada em coberturas de grandes áreas com terminais de baixo custo (abaixo de US$ 5) e altíssima duração de baterias (10 anos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!